segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Prefeitura promove confraternização
entre os funcionários da Secretaria de
Administração, Planejamento e Finanças
Aconteceu no dia 26
de novembro a confraternização
de Natal dos funcionários
da Secretaria de Administração,
planejamento e Finanças
de Ubaporanga.
Foi um sábado de
muita alegria e harmonia
entre os funcionários e também
familiares que estiveram
presentes no sitio Rezende e
Lima no córrego das Palmeiras
(Aeroporto). Momentos
de lazer foram propiciados
com almoço, churrasco, jogos,
amigo oculto e sorteio
de prêmios.
O prefeito Gilmar
Rodrigues, acompanhado de
sua família também marcou
presença, demonstrando carinho
e respeito por sua equipe
de trabalho. De acordo com o
prefeito a festividade foi merecida
devido ao empenho e
dedicação de todos os funcionários
durante todo ano.
“Não me canso de
elogiar e parabenizar a todos
os funcionários do município,
que é base para o sucesso do
nosso governo, depois de um
ano de muito trabalho é mais
que merecida essa confraternização”,
concluiu o prefeito.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
AUDIêNCIA PúBLICA DEFINE PROJETOS
UBAPORANGA – Na semana passada, em uma audiência pública com a participação da população, do assessor jurídico da prefeitura, Warley Luiz Vieira do Amaral, o contador Rodrigo Morais Viana, o presidente da Câmara Municipal Vicente da Silva Medina e o prefeito Gilmar de Assis Rodrigues, foram aprovados projetos que deverão ser executados no sistema de esgotamento sanitário. A votação foi conduzida pelo assessor jurídico Warley Luiz.
O prefeito Gilmar de Assis Rodrigues mostrou quais são as necessidades do município, e deixou bem claro que a vontade da população deveria ser respeitada.
O item de número 4 "Implantação e melhorias de sistemas públicos de esgotamento sanitário em municípios de até 50.000 habitantes, inclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico", da proposta de Emenda ao Projeto de Lei do Orçamento da União para o exercício de 2012, foi o vencedor. “Devemos trabalhar de forma democrática, da forma que fizemos esta audiência, todos saem ganhando e o povo fica satisfeito”, afirmou o prefeito.
JOVENS E GOVERNO DISCUTEM POLíTICAS PúBLICAS PARA O SEGMENTO
Aconteceu no último final de semana , em Araxá, no Triângulo Mineiro, a 2ª Conferencia Estadual de Políticas Públicas de juventude do Estado de Minas Gerais. O evento foi organizado pelo governo do estado e contou a presença de mais de 500 jovens representando todas as regiões do estado.
Segundo a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude de Minas Gerais, o objetivo do evento é estimular o amplo debate e garantir o exercício da democracia, fortalecendo assim, a interlocução entre a sociedade e o governo.
O secretário de Estado de Esporte e da Juventude, deputado Braúlio Braz esteve na cerimônia de abertura e comentou sobre a conferência. “A conferencia tem o objetivo de proporcionar aos jovens mineiros a possibilidade de se posicionar enquanto um grupo da sociedade que cresce cada vez mais e marca seus espaços”.
O subsecretário da Juventude do Estado, Gabriel Azevedo, disse que o principal objetivo da subsecretaria é orientar o planejamento e a implantação das políticas públicas voltadas para os jovens mineiros. “Temos o importante papel de articular institucionalmente visando formar uma rede que trabalhe pela melhoria dos indicadores socioeconômicos da parcela da sociedade que está na faixa etária de 15 a 29 anos, diminuindo, assim, a vulnerabilidade juvenil”. Seguindo essa linha de raciocínio, foi implementada uma série de prioridades estratégicas para as quais a subsecretaria direcionará suas ações. “Pretendemos com isso fazer de Minas o melhor estado para se viver, considerando o jovem o elemento mais importante para a concretização desse projeto”. concluiu.
A região de Caratinga esteve presente com um grupo de aproximadamente 20 pessoas representando 9 cidades: Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste, Ubaporanga, Piedade de Caratinga, Inhapim, São Sebastião de Anta, Imbé de Minas e Entre Folhas, além de Caratinga.
De acordo com o responsável pela caravana e diretor de Políticas para a Juventude da prefeitura, Luciano Magela Campos, um evento como esse traz muitos benefícios para todos. “O aprendizado é muito grande, pois você troca experiências com diversas pessoas de diferentes regiões do Estado.
Ainda de acordo com Luciano, é muito importante investir no jovem. “Precisamos mudar esse conceito de que jovem é problema e nos conscientizarmos que bem ou mal eles são o futuro, então porque não investir nesse futuro e garantir um país melhor?”.
SATISFAÇÃO
Na tarde de quarta-feira (16), o prefeito João Bosco, recebeu em seu gabinete os representantes dos municípios que participaram da 2ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude. Os participantes se mostraram muito satisfeitos com a participação e com os resultados.
De acordo com o representante do município de Ubaporanga, Valter Vicente de Paula, “é muito bom ver os resultados obtidos na conferência. Esse encontro foi proveitoso. Vai ser muito importante atuar para melhoram ainda mais as políticas públicas para a juventude participando da conferencia nacional. Agradeço ao prefeito de Caratinga, João Bosco, por nos apoiar como regional e incentivar para que os pequenos municípios invistam em trabalhos voltados para os jovens” afirmou.
Gregory Felipe, membro do Conselho Municipal de Juventude, diz que “foi uma experiência muito válida, uma vez que conseguimos uma representatividade muito boa. Atraímos a atenção do Estado e vamos levar 12 representantes de nossa região para conferencia nacional”, disse.
O diretor Luciano Magela Campos acrescenta que “podemos dizer que voltamos com mais ânimo, sabendo que a responsabilidade também é muito grande, principalmente no que se refere a juventude, mas estamos animados com os resultados’. Ele ressalta que a prefeitura de Caratinga “tem dado total apoio ao nosso trabalho e as outras prefeituras também, mandando seus representantes”.
Luciano ainda destacou que a macrorregional de Caratinga se destacou muito no evento, uma vez que as outras macrorregionais como Timóteo e Governador Valadares terão poucos representantes na etapa nacional e “a nossa terá quase 1 representante por cada município”
A etapa nacional acontecerá nos dias 9 a 12 de dezembro em Brasília.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
TRIBUNAL APROVA CONTAS DA PREFEITURA DE UBAPORANGA
2011-11-12
Em sessão do dia 18 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais aprovou a Prestação de Contas do Município de Ubaporanga, referente o exercício de 2010. A aprovação das contas representa que os recursos públicos destinados ao município no ano de 2010 foram aplicados corretamente pela administração municipal. Para o prefeito Gilmar de Assis Rodrigues a aprovação das contas demonstra a seriedade do governo municipal e o trabalho que vem sendo desenvolvido por sua equipe. “Estamos aplicando os recursos, devidamente em cada área desde o inicio de minha gestão”, assegurou o chefe do Executivo Municipal, reiterando ainda que “muitas pessoas acham que nós podemos aplicar os recursos do jeito que quisermos, porém temos que aplicar do jeito que a lei manda e é isso que estamos fazendo”.
CóRREGO DO BARRACãO, EM UBAPORANGA RECEBE NOVA UNIDADE DE SAúDE
2011-11-07
UBAPORANGA - O Córrego do Barracão, zona rural de Ubaporanga, esteve em festa durante toda a última sexta-feira. O executivo, através do prefeito Gilmar Rodrigues, inaugurou uma Unidade Básica de Saúde, com capacidade para atender 2500 pessoas.
Na cerimônia de inauguração várias autoridades políticas estiveram presentes, como José Agnelo, o vereador Nelson Ramos de Souza, o “Nelson Carioca” o ex-prefeito Betinho e o assessor do deputado Dinis Pinheiro, Auro.
A Unidade de Saúde recebeu o nome de Otacílio Balbino da Trindade, morador do Córrego do Barracão, já falecido e que trabalhou muito para o desenvolvimento da comunidade.
O filho de Otacílio, Rafael Trindade, esteve na inauguração e agradeceu ao prefeito Gilmar por homenagear seu pai. “Estou muito feliz, meu pai sempre lutou por este córrego e com esta obra todos poderão sempre se lembrar dele”, disse.
O vereador Nelson Carioca, disse que a obra ficará marcada na história do município. “Agradeço a Deus ao prefeito Gilmar e ao vice, Zizinho Lucas, que trabalham unidos por nossa população”.
Auro, assessor do deputado Dinis Pinheiro, ressaltou que o prefeito sempre está em Belo Horizonte em busca de recursos para o município. “O deputado tem prazer em ajudar o Gilmar, pois tem certeza que aqui o dinheiro público está sendo aplicado com responsabilidade”. A unidade de saúde tem um veículo para atender exclusivamente na localidade, conseguido por intermediação do parlamentar. Auro disse ainda que “o deputado manda um abraço carinhoso a todos”.
O secretário de Saúde do município, Gleydson Delfino Ferreira, cumprimentou o prefeito pela nova unidade, que contará com um médico, um enfermeiro, sete agentes de saúde e um dentista. “O prefeito tinha um sonho particular de montar essa Unidade de Saúde aqui para facilitar a vida dos moradores do Barracão, ele conseguiu e todos nós agradecemos muito”, afirmou Gleydson.
Noberto Emídio, o “Betinho”, ex-prefeito de Ubaporanga, disse ser testemunha do trabalho do atual prefeito Gilmar e de sua vontade em melhorar a vida da população. “Esta é uma das várias obras de Gilmar, ainda virão muitas, o prefeito está de parabéns”.
O vice- prefeito, Zizinho Lucas é outro entusiasmado com o projeto. “Gilmar prometeu para ele mesmo que faria esta obra e cumpriu, agora os moradores aqui do Barracão contarão com um atendimento mais rápido”, disse Zizinho.
Por fim, o prefeito Gilmar, muito emocionado com a realização de seu sonho, disse que viveu no córrego e que sua vontade era atender também esta comunidade. “Sou um prefeito que trabalha para todos, independentemente de quem vota ou não em mim e estou muito feliz por concluir uma obra tão grandiosa”, ressaltou o prefeito.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
AUTORIDADES E JOVENS REALçAM IMPORTâNCIA DE CONFERêNCIA
2011-09-13
O encontro contou com a presença de 18 municípios das microrregionais de Governador Valadares e Timóteo
Autoridades municipais e principalmente, os jovens reforçam a importância da 1ª Conferência Regional da Juventude, dias 9 e 10. No encontro os jovens tiveram voz e vez, fazendo valer seus direitos de cidadãos, sugerindo projetos e demonstrando interesse nas políticas voltadas para a juventude.
A abertura, na sexta-feira aconteceu no Lions Clube Centro, na Praça da Estação. O prefeito João Bosco Pessine e outras autoridades acompanharam os dois dias de encontro.
Participaram da conferência 18 municípios das microrregionais de Governador Valadares e de Timóteo. Os temas discutidos serão encaminhados para a conferência estadual, levadas pelos delegados escolhidos durante o encontro.
O deputado federal Leonardo Monteiro, também esteve presente durante a cerimônia de abertura de conferência e falou sobre a importância do jovem na sociedade. “O jovem é quem movimenta a sociedade, devemos sempre criar políticas voltadas para eles, cuidar para que não se percam em maus caminhos e construam um país melhor. Devemos acreditar no potencial deles e incentivá-los para que cresçam”, afirmou.
No sábado, os jovens participaram de palestras, a primeira ministrada pelo deputado estadual, e autor da lei 18136/09, que instituiu a Política Estadual de Juventude, André Quintão, com o tema: “Juventude em rede para Cidadania e suas Conexões com o Plano Estadual de Juventude”. Quintão diz se percebe o interesse e disponibilidade do prefeito João Bosco em realizar ações com foco na juventude, “e é uma alegria muito grande ver que a secretaria criada por ele, a secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para Juventude, está viabilizando acesso a novos projetos para esse público”.
A conferência contou ainda com a presença do subsecretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo, abordando o tema: Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015 (Os desafios para a consolidação dos direitos sociais da Juventude em Minas Gerais) – “O que Minas Gerais faz por sua juventude”. “A juventude é um tema que se encontra em todos os lugares, na saúde, na educação, na defesa social, e sabemos que é necessário que exista um órgão público voltado somente para essas discussões. Vejo que Caratinga já conta com uma secretaria voltada para essa área e parabenizo o prefeito João Bosco pela iniciativa. Os jovens têm que participar mais efetivamente dessas ações”, comenta. O funcionário governamental tem viajado por todo o estado, acompanhando as conferências juvenis e ouvindo seus anseios e necessidades. “Nossa maior proposta com a conferência é ouvi-los para que assim seja possível criar prioridades para juventude em Minas”, disse.
O prefeito João Bosco comentou a importância de manter um espaço aberto e democrático para toda a juventude. Ele citou ainda da importância do evento, destacando o trabalho da secretaria “que tem à frente o secretário Juarez e conta com uma equipe de profissionais qualificados e dedicados em suas funções”.
O Departamento de Políticas para a Juventude ficou responsável pelo encontro e João Bosco cumprimenta o diretor Luciano Magela, “pela força e determinação em presentear nossa cidade com esse belíssimo encontro”. O chefe do executivo acredita que através da conferência, Caratinga e as outras cidades participantes realizarão mudanças produtivas que valorizam mais os jovens. “Os jovens caratinguenses podem ter certeza que continuaremos em busca de novas ações que valorizam e incentivam a todos”, concluiu.
Para Samuel Araújo, a conferência marca um grande momento na juventude das cidades. “Estamos muitos felizes por participar de um evento, aqui temos voz e vez. Damos sugestões, realizando apresentações e debatendo sobre a juventude, só assim teremos o avanço que queremos”, disse.
De acordo com Vinícius de Souza, de Ubaporanga, os jovens são o futuro do nosso país. “Toda ação voltada para nós é bem vinda. Agradecemos aos governantes por essa iniciativa”. Como delegado ele leva as propostas debatidas e voltadas para a juventude, destacando as questões do mercado de trabalho, drogas e “ações para ocupação de nossos jovens como acontece o projeto Projovem”.
O diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, Luciano Magela ficou satisfeito com os resultados: “cada município participante compareceu com seus representantes, todos tiveram a oportunidade de expressar seus anseios e idéias. As palestras foram incentivadoras. Contamos também com a participação de pessoas importantes no meio jovem e autoridades políticas”. Luciano ainda informou que, “Caratinga, por sediar a conferência regional, já tem uma vaga garantida para um representante da cidade na etapa nacional, em Brasília, “levando os projetos e propostas para Caratinga e todo estado”, afirmou.
UBAPORANGA PARTICIPA DE CONCURSO DE QUALIDADE DO CAFé
2011-09-19
UBAPORANGA - Foi realizado no município de Ubaporanga a primeira etapa do Concurso de Qualidade de Café das Matas de Minas- Unidade Regional da Emater-MG, região de Ipatinga.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, os técnicos da Emater de 10 municípios produtores de café, da região de São Sebastião do Anta até Santa Bárbara do Leste e Mutum, recolheram mais de 300 amostras de café natural ou café cereja descascado.
Os técnicos da Emater ficaram na cidade entre os dias 29 de agosto e 10 de setembro, separando as amostras por categoria (café natural e café cereja descascado), descascando, codificando, determinando a umidade das amostras e porcentagem de grãos retidos na peneira 16, e catando manualmente preto, verde, ardido e brocado.
Passaram para a segunda etapa as amostras de café que apresentaram umidade de 10% a 12% e com o mínimo de 60% dos grãos retidos na peneira 16 e para café natural e 70%, para o cereja descascado e isentos de cheiro e aspectos que comprometam a qualidade da bebida e tipo.
A segunda etapa consiste na prova de xícara que será realizada na Copercafé em Caratinga, onde haverá separação por categoria de todas as amostras de café natural e as 10 melhores de café cereja descascado.
A terceira etapa consiste na prova de xícara, separada por categoria de todas as amostras classificadas na etapa anterior para definição das 10 melhores amostras de café natural e das três melhores amostras de café cereja descascado.
O encerramento do concurso de qualidade do café das Matas de Minas está previsto para o dia 14 de outubro com um seminário cafeeiro programado para a Ceasa, em Caratinga.
De acordo com o representante da Emater em Ubaporanga, João Bosco, todos os produtores que participaram do concurso estão convidados a participarem no dia 14 de outubro, e os 10 primeiros colocados na região, na categoria café natural descascado serão premiados como também os 3 primeiros colocados na categoria café cereja descascado; todos os 13 produtores classificados receberão troféus.
UBAPORANGA REALIZA PASSEATA DE CONSCIENTIZAçãO AMBIENTAL
2011-09-22
UBAPORANGA - A Prefeitura de Ubaporanga promoveu uma passeata de conscientização ambiental, contando com alunos, professores e funcionários públicos, com o objetivo de mostrar à população a importância de implantar a coleta seletiva no município.
Foram distribuídas cartilhas com o calendário da coleta e instruções sobre como trabalhar o lixo.
De acordo com o secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Oni Gomes Moreira, o lixão que fica situado Córrego do Meio, foi transformado em aterro controlado, visando controlar a quantidade da entrada de resíduos urbanos no local.
O responsável pelo projeto, Sebastião Lima Neto disse que este trabalho ainda é lento pela falta de costume da população em relação à coleta seletiva. “A prefeitura está mais preocupada com a questão ambiental da cidade, a cada dia a quantidade de lixo do centro urbano está aumentando, trazendo vários problemas ambientais para a cidade”, diz ele. Lima Neto sabe que não será da noite para o dia que se verão resultados positivos, “por isso estamos primeiro trabalhando com a conscientização das pessoas”.
O secretario de Obras e Urbanismo, João Batista de Oliveira,destacou que todo este trabalho sem o apoio da população seria nulo. “Para que tudo ocorra do jeito que esperamos, contamos com o apoio e compreensão de todos, separando o lixo na própria casa”.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
TERMINA COPA DISTRITAL DE UBAPORANGA
2011-09-02
Terminou no último domingo mais uma edição da copa distrital, campeonato que tem a organização da prefeitura municipal. Além do prefeito estiveram presente na cerimônia de premiação outras autoridades, como o vice-prefeito José Guimarães Moreira (Zizim Lucas), a secretária de Educação e Esporte, Magna Medina e o chefe de gabinete Hélio Carlos Hibner Campos.
Nove equipes iniciaram a competição com jogos de ida e volta nas categorias, aspirante e titular.
Nos aspirantes as duas equipes finalistas foram o Esporte Clube São Domingos, de Ubaporanga e o Palmeiras, do Aeroporto, sendo este último campeão em uma partida recheada de emoções. A equipe do São Domingos saiu na frente no placar no primeiro tempo e na segunda etapa o time do Aeroporto virou o placar que terminou 2 a 1.
Na categoria titular foram finalistas o São Domingos e Pau de Folha. As duas equipes que chegaram à final depois de vencerem na semifinal, Manchester e União (São Sebastião do Batatal), respectivamente.
O jogo começou muito movimentado: a equipe do São Domingos tomando a iniciativa da partida e tentando resolver logo no início. Depois de algumas tentativas ao gol sem sucesso o atacante do São Domingos invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Lalado, do Pau de Folhas, pênalti que o zagueiro Marquinho cobrou e abriu o placar.
Com a vantagem no placar a equipe do São Domingos passou a jogar mais tranquilo enquanto o Pau de Folha corria atrás do seu gol.
Mas no final o placar permaneceu mesmo 1 a 0 para o São Domingos, que pela primeira vez se consagrou campeão da copa distrital de Ubaporanga.
A prefeitura premiou as equipes finalistas com troféus e premiação em dinheiro. De acordo com o departamento de Esporte foram distribuídos para os clubes R$ 5.000, sendo R$ 800 para o vice-campeão da categoria aspirante (E. C. São Domingos); R$ 1.200 para o campeão da mesma categoria (Palmeiras do Aeroporto); R$ 1.000 para o vice da categoria titular, (Pau de Folhas) e R$ 2.000 para o campeão ( São Domingos).
De acordo com o prefeito Gilmar de Assis Rodrigues a premiação é importante porque valoriza a competição e motiva as equipes a estarem no campeonato. “Eu estou muito feliz por poder proporcionar momentos como esse, sabemos da importância do esporte para uma cidade e nós temos feito de tudo para movimentar bem o nosso esporte”.
O prefeito destacou ainda o investimento que a administração tem feito na formação de jogadores com o apoio e custeamento da escolinha ubaporanguense de futebol. “Creio que dentro de pouco tempo teremos novamente aquele orgulho de ver times de Ubaporanga disputando campeonatos regionais” anima-se. Com o trabalho lembra o prefeito “estamos na semifinal do campeonato regional disputado por dez cidades e nós devido ao bom trabalho que tem sido feito, chegamos nessa semifinal com duas categorias e isso nos enche de orgulho por poder contribuir com o esporte da nossa cidade”.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
MAIS DE 300 FAMíLIAS BENEFICIADAS PELO PAA
UBAPORANGA – A prefeitura de Ubaporanga, através da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Córrego dos Messias e Adjacências (CDCMA). O programa beneficia mais de 300 famílias carentes, além de entidades beneficentes e escolas do município.
Semanalmente são entregues às famílias carentes de Ubaporanga legumes, verduras, frutas e feijão, em parceria que tem trazido muitos resultados positivos. Além de beneficiar as famílias, que recebem os alimentos, beneficia também os produtores da região, que fornecem os alimentos para o CDCMA e repassa à prefeitura, que faz a distribuição.
O conselho é o responsável pelo pagamento dos produtores, com isso todos saem ganhando: os produtores que vendem seus produtos, o conselho que foi formado para atender a comunidade, e o município, que pode atender as famílias carentes cadastradas no programa.
O prefeito Gilmar Assis sempre que pode faz pessoalmente as entregas dos alimentos: “É gratificante pra gente poder ajudar essas famílias, e ver no rosto deles a alegria e gratidão por estarem recebendo esses alimentos, e isso pra mim não tem dinheiro que pague”, disse o prefeito, quando entregava o sacolão de alimentos para as pessoas.
Centenas de pessoas vão todas as segundas-feiras no galpão da Secretaria de Obras para receberem os produtos. O secretário de Agricultura, Onyr Gomes Moreira ressalta que só são beneficiados com o programa aqueles que estão cadastrados.“Com isso nós conseguimos atender a todos e manter a ordem na hora de entregar”. O secretário disse ainda que neste mês de fevereiro a Secretaria de Agricultura conseguiu o termo aditivo para o Conselho, o que significa que o projeto terá pelo menos mais 12 meses de duração. “A gente fica muito feliz em firmar parcerias como essas, que trazem benefícios pra tanta gente, e agora com a certeza de que teremos pelo menos mais um ano fornecendo alimentos de qualidade para as famílias carentes do nosso município”, completou.
Esses alimentos ajudam e muito essas famílias. Segundo a dona de casa Maria da Penha, 56, os produtos chegam sempre em boa hora. “Lá em casa esses alimentos são sempre bem vindos, eu não tenho condições de comprar sempre legumes e verduras, e com esse fornecimento todos os dias tenho na minha mesa verduras e legumes. Que Deus continue abençoando o prefeito Gilmar e sua equipe e que esse sacolão nunca acabe”, disse emocionada, a dona de casa.
UBAPORANGA é BENEFICIADA POR EMENDA PARLAMENTAR
UBAPORANGA - O ano começou bem em Ubaporanga. Logo em janeiro, o prefeito Gilmar de Assis apresentou para a população uma pá carregadeira para os serviços de obras públicas no município. O recurso para a compra da máquina veio através de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Silveira, hoje licenciado para assumir a Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana no Governo Estadual. O município também recebeu uma ambulância e um veículo para atendimento na secretaria de saúde, graças à solicitação do deputado ao governo do estado.
Uma grande carreata pelas ruas da cidade comandada pelo prefeito Gilmar Assis e todo secretariado marcou a chegada da máquina e dos veículos. “Esse foi mais um compromisso cumprido do deputado Alexandre Silveira com a população de Ubaporanga. A pá carregadeira marca uma nova etapa em nossa cidade, já que nunca havíamos recebido um trator desse porte. Herdamos máquinas obsoletas e em péssimas condições”, disse o prefeito. Gilmar também acrescentou que a máquina chegou em boa hora. “Nesse período de chuva teremos mais agilidade para atender às demandas por ocasião de temporais, principalmente na desobstrução de ruas na zona rural de Ubaporanga”.
O secretário de Gestão Metropolitana de Minas, Alexandre Silveira, afirmou que pretende continuar atuando em prol dos municípios do Leste mineiro. “Nós conhecemos a fundo a necessidade das cidades que fazem parte do colar metropolitano do Vale do Aço e do Leste de Minas. Quando fomos procurados pelo prefeito Gilmar, buscamos atender prontamente essa solicitação. Agora como secretário de Estado, estamos mais próximos para fazer a ponte entre o Governo Estadual e as necessidades dos municípios do Leste mineiro”, afirma Silveira.
ZONA RURAL DE UBAPORANGA RECEBE PONTES E CALçAMENTO DE RUAS
UBAPORANGA - Durante muitos anos, os moradores de São José do Batatal e da Barra do Batatal, zona rural de Ubaporanga, vinham sofrendo com a dificuldade de transitar nas localidades, principalmente no período de chuvas. Pontos de alagamentos impossibilitavam o trânsito de veículos e causavam prejuízos aos produtores rurais. De acordo com o prefeito Gilmar Rodrigues, está sendo feito um trabalho para resolver definitivamente o problema na região. Segundo o secretário de Obras, João Batista de Oliveira, o “João Trinta”, os problemas são graves e não é possível apenas amenizar, precisa resolver. Diante dessa situação, máquinas e caminhões estão trabalhando todos os dias, inclusive aos domingos, para que ninguém tenha prejuízo e se libere a estrada o mais rápido. Outro local que também está ganhando atenção especial é o Córrego da Barra do Batatal, com o calçamento da Serra do Zé Doca. “Esse é um sonho antigo dos moradores e produtores da região; o calçamento vai facilitar, e muito, o escoamento dos produtos produzidos aqui”, disse o secretário de Obras. Outras melhorias serão feitas na zona rural ainda nesse primeiro semestre.
UBAPORANGA NA FOLIA
Em Ubaporanga, milhares de pessoas encheram as ruas da cidade para celebrar e pular o carnaval. O evento, que teve realização da prefeitura, proporcionou aos moradores e visitantes muita diversão. Um dos atrativos foi o desfile dos blocos de rua, que pelo segundo ano abriu a festividade com muita farra dos foliões.
De acordo com a secretária de Educação do município, Magna Medina, responsável pela organização da festa, a cidade precisava desse momento para a juventude. “Estamos muito felizes com o resultado, fizemos ano passado e deu certo, esse ano graças a Deus, não tivemos nenhum tipo de problema e podemos afirmar que foi melhor que ano passado, pela experiência já adquirida”. Magna também destacou o trabalho dos organizadores dos blocos, que se empenharam, fizeram abadás e abrilhantaram o carnaval em Ubaporanga.
Além do desfile dos blocos de rua, a festa contou com shows de axé, pagode, sertanejo e com apresentação de DJ; e nem a chuva, que caiu nos três dias, desanimou os foliões.
O prefeito de Ubaporanga, Gilmar Assis, disse estar satisfeito com o resultado da festividade. “Todos brincaram, se divertiram, e o mais importante, não tivemos nenhum incidente, graças a Deus. O nosso povo está de parabéns, que veio em massa prestigiar e participar, e foi o responsável direto pelo sucesso da festividade, só tenho a agradecer a todos que trabalharam na organização, aos comerciantes e à Polícia Militar, que deram total apoio, à rapaziada dos blocos, que ficaram bonitos demais; enfim, à toda população de Ubaporanga e os visitantes que nos ajudaram a fazer uma festa bonita”.
UBAPORANGA GANHA VIATURA POLICIAL
UBAPORANGA - Na última sexta-feira, o comandante da Polícia Militar, major Wanderson Santiago, entregou ao destacamento de Ubaporanga mais uma viatura operacional.
A cerimônia de entrega contou com a presença de várias autoridades, como o tenente Gomes, sargento Sabino, comandante do destacamento em Ubaporanga, o chefe de gabinete da prefeitura, Hélio Carlos Hibner, o secretário de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, os integrantes do Juizado da Infância e Juventude, José Soares da Cruz e Antônio de Souza Rodrigues, representantes da diretoria do Conselho de Segurança Pública (Consep), André Luiz Silveira da Cruz (Presidente), Geralda Maria (vice-presidente), Nilciley Dornelas Ferreira e Neném do Táxi (secretários), Marcelo Viana (tesoureiro), e vários representantes da comunidade.
O major Santiago falou da importância do interesse da população de Ubaporanga na instalação do Consep. “A gente fica satisfeita em ver o empenho da população em nos ajudar a melhorar a segurança pública, e o resultado dessa parceria entre comunidade e PM com certeza trará ótimos frutos para Ubaporanga”.
O oficial destacou também que esta outra viatura era um compromisso que ele mesmo havia assumido com a comunidade e o Consep local. “Sabemos das dificuldades encontradas pelo sargento Sabino para patrulhar e atender todo o município, Ubaporanga é muito grande, (e a viatura) não é o suficiente para resolver, mas já melhora e muito o trabalho dos nossos policiais na sede e zona rural do município”.
O sargento Sabino agradeceu ao major pela viatura e à comunidade pela parceria na construção da unidade policial em Ubaporanga, já que todo material usado na construção está sendo doado pela comunidade e a prefeitura se encarregou da mão de obra. O sargento pediu que a comunidade continue ajudando com as doações, pois ainda falta muito para o término da construção.
Com mais este veiculo a cidade contará agora com dois automóveis para atender as ocorrências.
PROJETO “MINHA CASA, MINHA VIDA” , DO GOVERNO FEDERAL, CHEGA A UBAPORANGA
UBAPORANGA - O prefeito Gilmar Assis Rodrigues recebeu na tarde de quinta-feira dezenas de moradores da zona rural que foram contemplados com o projeto do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”. Ao todo são 40 casas que serão construídas na zona rural do município financiadas pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o gerente geral da agência de Inhapim, Selim Antônio de Salles Oliveira, Ubaporanga é a primeira cidade do leste de Minas a receber o beneficio. “A cidade está de parabéns, todos os envolvidos nesse projeto que não mediram esforços para alcançar o objetivo, e hoje estamos aqui colhendo frutos desse trabalho como a primeira cidade da região a ser contemplada com o beneficio”, disse Selim.
Selim diz ainda que o programa poderá ser ampliado, o que vai depender de novos projetos e a documentação indispensável.
A assistente social Andréia Aparecida Chaves Dutra, responsável pelo projeto, destacou o trabalho e a paciência de todos os envolvidos desde o início. “Só temos a agradecer a todos pelo carinho com que trataram essa causa e a paciência, principalmente comigo, quando ficava ligando nos finais de semana para resolver assuntos do projeto; está aí a nossa recompensa”, disse Andréia.
A cerimônia contou ainda com a presença de várias autoridades do município que foram prestigiar e acompanhar as assinaturas do contrato, como os secretários de Obras, João Batista de Oliveira (João 30), de Educação, Magna Medina Pinheiro, de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, de Administração, Virginia Helena Rezende e de Saúde, Gleydson Delfino Ferreira.
Participaram também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilo, o vereador Nelson Carioca e o vice-prefeito de Ubaporanga, José Guimarães Moreira. O vereador Nelson Carioca, que juntamente com a assistente social Andréia, foi o idealizador do projeto falou da alegria em ver o povo sendo atendido. “Lutamos muito por essa conquista, muitos acharam que era só fogo de palha, mas graças a Deus conseguimos finalizar e hoje estamos aqui para dar a essas famílias o direito de terem suas casas. Não é o total que gostaríamos, mas podem ter certeza que vamos continuar lutando e muitas outras virão em breve”, afirmou o vereador. Todas as pessoas contempladas atenderam rigorosamente as exigências nas documentações.
Com o projeto “Minha Casa, Minha Vida” os contemplados pagarão um valor simbólico de 4% do valor da casa, divididos em quatro anos, 1% ao ano.
O prefeito de Ubaporanga Gilmar Assis Rodrigues cumprimentou a equipe que trabalhou para a realização do projeto. “Todos estão de parabéns, quem ganha não é o prefeito e sim essas 40 famílias que receberam suas casas”. Gilmar destacou o empenho do vereador Nelson Carioca e da assistente social Andréia em interceder pelo projeto e também ao engenheiro civil responsável, Johne Xavier, ao secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Ony Gomes Moreira e a todos que de forma direta ou indireta, trabalharam para desenvolver esse projeto.
LEGISLATIVO DE UBAPORANGA CONCEDE TíTULO DE CIDADANIA HONORáRIA
No dia do trabalhador a Câmara de Vereadores, em sessão solene homenageou várias pessoas por serviços prestados à comunidade. Entre os homenageados com o título de cidadão honorário, o deputado federal Alexandre Silveira, representado pelo ex-prefeito de Caratinga, Ernani Campos Porto, o presidente da Assembleia, deputado estadual Dinis Pinheiro, representado pelo assessor de gabinete Auro Leonardo Fonseca, a presidente do Ipsemg, Jomara Alves da Silva, o representante da Polícia Civil Enoque Ribeiro de Almeida, o representante da Polícia Militar, sargento Sabino.
A cerimônia que teve uma grande participação da população teve a presença do prefeito de Ubaporanga Gilmar de Assis Rodrigues, e do vice-prefeito José Guimarães Moreira (Zizim Lucas).
Vários profissionais de diversas áreas receberam Moção de Aplausos pelo serviço e dedicação na prestação de serviços à população, como professores, diretores de escolas, motoristas, agentes de saúde, empresários e prestadores de serviços.
Entre as homenagens duas chamaram a atenção: à senhora Odete Siqueira de Rezende, que realiza trabalhos sociais em Ubaporanga com famílias carentes, há muitos aos. O prefeito Gilmar comentou sobre a homenagem. “É mais que merecida a homenagem a quem dedicou toda sua vida a ajudar as pessoas desta comunidade. A Câmara está de parabéns por prestar-lhe esta homenagem”.
Outro que também teve destaque na homenagem foi o advogado Jaime de Queiroz Rezende, dono de um dos principais escritórios de advocacia no estado situado no Vale do Aço. O vereador Nelson Ramos de Souza (Nelson Carioca) lembrou momentos da vida do advogado Jqiminho, em Ubaporanga, onde viveu sua infância e juventude, foi professor, recebendo, inclusive, homenagem de alguns dos seus primeiros alunos, a primeira turma do ginásio que ele ajudou a construir.
O vereador destacou também a importância de todas as pessoas que receberam homenagens, que fizeram e ainda fazem muito pela população de Ubaporanga, “É a forma da Câmara de Vereadores dizer a todos eles o quanto foram e são importantes para o desenvolvimento de nosso município. Só estamos aqui hoje por que eles lutaram muito para que Ubaporanga fosse cada dia melhor”.
O ex-prefeito de Caratinga, Ernani Campos Porto disse da emoção de participar de momentos como aqueles, afirmando: “o que vi e ouvi aqui vou levar comigo por toda a minha vida”.
CAPACITAçãO PARA PRODUçãO LEITEIRA DE QUALIDADE
2011-06-08
A Secretaria de Agricultura de Ubaporanga, realizou em parceria com o Senar/MG um curso de vaqueiro com objetivo de qualificar o trabalhador para produção de leite com qualidade.
De acordo com o secretário, Ony Gomes Moreira, há preocupação da administração municipal em preparar esses trabalhadores para um mercado cada dia mais exigente quanto à qualidade dos produtos. “Aqui eles aprenderam a fazer uma higienização correta na produção do leite, aplicação de medicamentos, controle do gado, mochação e aplicação de brincos” comenta.
O curso teve duração de 40 horas em cinco dias e contou com vários vaqueiros de todo município que participaram com aulas teóricas e praticas. O medico veterinário, Jairo Pereira Rezende Júnior, do Senar, foi o responsável por ministrar o curso e segundo ele, os trabalhadores só têm a ganhar. “Com certeza a produção de leite desses vaqueiros terá qualidade bem superior, se eles colocarem em prática no dia a dia o que eles aprenderam”.
O curso foi dado na propriedade do produtor rural Flausino Hildo de Freitas, no córrego Santo Antônio (Bigode), zona rural de Ubaporanga.
Os vaqueiros participantes do curso se mostraram satisfeitos com o aprendizado. ”O que aprendemos aqui sem dúvida será de grande proveito tanto para nós quanto para o nosso trabalho que ganhará qualidade e será diferenciado de outros; só temos a agradecer a prefeitura, a secretaria de agricultura e ao Senar, por nos proporcionar esse momento”, afirma um dos participantes, Fernando da Silva Cintra.
BATATALENSE AUSENTE FOI SUCESSO
UBAPORANGA - A festa do batatalense ausente 2011 reuniu milhares de pessoas nos dias 22 e 23, no distrito de São José do Batatal. Mesmo com o frio, segundo a organização do evento cerca de 6 mil pessoas estiveram na festa nos dois dias.
O encontro foi aberto na quarta-feira, com show da dupla Relber e Alan, que levou o publico ao delírio tocando os seus maiores sucessos e com uma super produção de palco.
De acordo com Silvanir (Vaninho), responsável pelo evento, esse era um sonho da comunidade: fazer uma festa desse porte. “E isso foi possível graças à participação da comunidade e da prefeitura que nos deu muito apoio nessa festa”, comenta.
Na quinta-feira, houve o concurso das garotas forró e batatalense e dois shows, com Jan Souza e banda e Paulo Sérgio e Mateuzito.
O prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis Rodrigues prestigiou o encontro e cumprimentou os organizadores, “pela ousadia e determinação em trazer shows dessa grandeza para São José; a gente fica feliz em poder ajudar na realização e ver no rosto das pessoas a alegria”.
É importante ressaltar que a Polícia Militar informou não haver registro de nenhuma ocorrência durante a festa, como comenta o sargento Sabino, responsável pelo destacamento local. “Trouxemos reforço policial para garantir a segurança de todos, os que estão se divertindo e os que estão trabalhando, devido a preocupação de muitos com a fama da região, mas graças a Deus todos se divertiram nesses dois dias de festa e não tivemos nem um incidente, parabéns aos organizadores do evento”, elogia o policial.
FIM DE SEMANA DE MUITA FESTA
Milhares de pessoas estiveram em ubaporanga nesse fim de semana comemorando o 11ª encontro do ubaporanguense ausente. O evento teve inicio na quinta feira com um show gospel onde vários conjuntos de diferentes igrejas evangélicas da região se apresentaram e logo depois o show com a banda COMUNIDADE EVANGELICA DE NILOPOLIS. De acordo com a organização da festa o “FEST GOSPEL”, como foi chamado o evento, foi organizado pelas igrejas evangélicas de Ubaporanga com total apoio da prefeitura. A sexta-feira, começou com a super final do "1º Campeonato Regional de Futsal de Ubaporanga", Um grande jogo entre o time Lokomotiv e Rastafari, ambos de ubaporanga que terminou em uma bela vitória deste último. O time do Rastafari já tem história em Ubaporanga e com esta conquista se consagrou Deca-Campeão. Ainda na sexta-feira o show da noite foi com Jhonny e Max que animou o bom público que esteve presente. No sábado a noite da foi marcada pelo tradicional concurso da "Garota Ubaporanguense ". E em seguida, aconteceu o show com a banda "Mania de Toalha". No domingo,.aconteceu mais uma vez a Corrida Rústica de Ubaporanga, que contou com a participação de um bom número de corredores de nossa cidade. Os corredores, divididos em três categorias (Adulto masculino, Adulto feminino, e Infantil) realizaram uma bela prova, percorrendo um percurso de cerca de 3 Km. O momento de pódio e da premiação dos vencedores foi especial pois evidenciou um belo exemplo de família. Foi a total hegemonia da família Moura, de Ubaporanga, que venceu em todas as categorias, conquistando 1º, 2º e 3º lugar na categoria Adulto masculino, 1º lugar na categoria Adulto feminino, e 1º lugar na categoria Infantil. A corrida teve a coordenação de ALCEBIDE PAIVA (Bide). A noite na cerimônia de encerramento o prefeito GILMAR DE ASSIS RODRIGUES acompanhado da primeira dama VALERIA REZENDE OLIVEIRA RODRIGUES e o vice-prefeito ZIZIM LUCAS e esposa, receberam no palco varias autoridades da cidade e região, como o prefeito de santa Rita de minas HELIO DORNELAS, o prefeito de vargem alegre MARIO, o vereador presidente da camara de inhapim JEAN, vereadora de inhapim LORENA, delegado da policia civil FERNANDO e o secretario de gestão publica do estado ALEXANDE SILVEIRA, estiveram na cerimônia de encerramento da festa também os vereadores de ubaporanga NELSON CARIOCA, TIÃO DA FAZENDA E BRAZ MERCES, além dos secretários municipais de governo. O show da noite ficou por conta da dupla Gian & Giovani que iniciou um belo show, cantando seus maiores sucessos,enfim, foi definitivamente uma das melhores festas realizadas em Ubaporanga e que ficará para a história do município. O prefeito GILMAR destacou a satisfação de poder trazer para a cidade um show desse porte. “É bom podermos proporcionar momentos como esses para o nosso povo, a gente fica satisfeito em ver na expressão das pessoas a alegria, esperamos ter condições de muito em breve vermos shows assim no nosso município”. Declarou o chefe do execultivo. Gilmar aproveitou para agradecer a presença de todos e o empenho da sua equipe de trabalho para a realização da festa. O secretario de gestão publica do estado ALEXANDRE SILVEIRA agradeceu o carinho do povo de ubaporanga e aproveitou para parabenizar a administração municipal pelo belo trabalho que vem desempenhando. “A administração esta de parabéns, o que temos ouvido sobre ubaporanga é muito bom, obras, saúde eficiente, educação, esporte, cultura, turismo, lazer para a população, alem dos trabalhos sociais e as parcerias com agricultores do municipio isso nos enche de alegria”.
Texto e fotos : WALTER DE PAULA
FOLIA DE REIS EM UBAPORANGA
A prefeitura de Ubaporanga, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, tem feito importante trabalho de incentivo e desenvolvimento cultural através do apoio á preservação das tradições e riquezas culturais presentes no município.
Um exemplo deste trabalho envolve o Grupo São Domingos de Gusmão.
Popularmente conhecido como Folia de Reis de Ubaporanga, que representa a Folia de Reis, Folia de São Sebastião e Folia do Divino Espírito Santo, o grupo folclórico já completou seus dez anos de existência, porém, em Ubaporanga, a presença de grupos como este vem de longa data e há registros de apresentações de Folia de Reis ainda nas décadas de 40 e 50.
“É essencial dar apoio, valorizar e preservar o patrimônio cultural de nossa terra. Grupos de Folia de Reis são característicos de nossa região e precisamos aprender a apreciar o que há de bom por aqui, o que está mais próximo de nós e que tem relação com nossa história” diz a secretária de Educação, Magna da Silva Medina Pinheiro.
E no próximo dia 22 de agosto acontecerá uma apresentação do Grupo São Domingos de Gusmão no calçadão da Rua Miguel de Castro, centro de Caratinga. Nesta data comemora-se o dia nacional do folclore e a prefeitura de Caratinga estará realizando o 3º Festival do Folclore de Caratinga.
UBAPORANGA REALIZA SUA CONFERêNCIA DE ASSISTêNCIA SOCIAL
A prefeitura de Ubaporanga, através da Secretaria de Ação Social realizou na semana passada, a 4ª Conferencia Municipal de Assistência Social com o tema: “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e valorizar seus trabalhadores”.
Várias pessoas participaram da conferência, como secretários de governo conselheiros tutelares, assistentes sociais e agentes de saúde.
Na solenidade de abertura a banda de música formada por alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) executaram o hino nacional brasileiro e a professora Raquel, com os alunos do Projovem fez apresentação musical.
O secretário municipal de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, falou da importância do evento. “Precisamos unir os poderes administrativos do município e sociedade, para termos maior desenvolvimento da nossa comunidade e a conferência tem como objetivo esclarecer assuntos sociais e discutir temas para melhor desempenho das tarefas”.
A palestrante foi a assistente social Vânia Lúcia Costa, especialista em gestão social e políticas públicas, graduada em violência doméstica, saúde pública e administração hospitalar e docência em ensino superior.
terça-feira, 5 de abril de 2011
BENEFíCIOS DA ATIVIDADE FíSICA NA VIDA DIáRIA
2011-03-21
*Walter Vicente de Paula
O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.
A atividade física é aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
O que é atividade física?
"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.
Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.
Coloque sua vida no ritmo certo!
Benefícios da atividade física
Na aparência:
Melhora seu visual
Melhora sua postura
Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus
Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura
No trabalho:
Aumenta a produtividade
Menor propensão às doenças
Melhor índice de freqüência no trabalho
Combate o estresse e a indisposição
Melhora sua capacidade para esforços físicos
No dia a dia:
Maior disposição para as tarefas cotidianas
O coração trabalha de forma mais segura e eficiente
Aumenta seu fôlego
Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
Melhora sua auto-estima
Você se alimenta e dorme melhor
Vive melhor e com mais qualidade
Na saúde:
Aumenta a qualidade e a expectativa de vida; Melhora seu sistema imunológico
Previne e reduz os efeitos de doenças como:
Cardiopatias
Estresse
Obesidade
Osteoporose
Hipertensão arterial
Deficiências respiratórias
Problemas circulatórios
Diabetes
As alterações das taxas de colesterol (lipídicas)
2011-03-21
*Walter Vicente de Paula
O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.
A atividade física é aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
O que é atividade física?
"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.
Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.
Coloque sua vida no ritmo certo!
Benefícios da atividade física
Na aparência:
Melhora seu visual
Melhora sua postura
Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus
Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura
No trabalho:
Aumenta a produtividade
Menor propensão às doenças
Melhor índice de freqüência no trabalho
Combate o estresse e a indisposição
Melhora sua capacidade para esforços físicos
No dia a dia:
Maior disposição para as tarefas cotidianas
O coração trabalha de forma mais segura e eficiente
Aumenta seu fôlego
Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
Melhora sua auto-estima
Você se alimenta e dorme melhor
Vive melhor e com mais qualidade
Na saúde:
Aumenta a qualidade e a expectativa de vida; Melhora seu sistema imunológico
Previne e reduz os efeitos de doenças como:
Cardiopatias
Estresse
Obesidade
Osteoporose
Hipertensão arterial
Deficiências respiratórias
Problemas circulatórios
Diabetes
As alterações das taxas de colesterol (lipídicas)
DOENçAS CRôNICAS: COMO IDENTIFICAR, PREVENIR E TRATAR
2011-03-21
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças crônicas de declaração não obrigatória, como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade e as doenças respiratórias, representam cerca de 59% do total de 57 milhões de mortes por ano e 46% do total de doenças. Afetam países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, como o Brasil.
A expansão das doenças crônicas reflete os processos de industrialização, urbanismo, desenvolvimento econômico e globalização alimentar, que acarretam: alteração das dietas alimentares; aumento dos hábitos sedentários; crescimento do consumo de tabaco; cerca de metade das mortes causadas por doenças crônicas está diretamente associada às doenças cardiovasculares.
Os ataques cardíacos e os infartos do miocárdio matam cerca de 12 milhões de pessoas por ano. A hipertensão e outras doenças cardíacas matam, por sua vez, 3,9 milhões de pessoas. Cerca de 75% das doenças cardiovasculares são atribuíveis a: colesterol elevado; tensão arterial elevada; dieta pobre em frutas e vegetais; sedentarismo e tabagismo.
Calcula-se que, em todo o mundo, existam 177 milhões de pessoas a sofrer de diabetes, sobretudo do tipo 2. Dois terços do total vivem nos países em vias de desenvolvimento. Milhões de adultos sofrem de excesso de peso, sendo pelo menos 300 milhões clinicamente obesos.
Já está comprovado que as intervenções comportamentais sustentadas são eficazes na redução dos fatores de risco para a população. Mais de 80% dos casos de ocorrência de doenças cardíacas coronárias e 90% dos casos de diabetes de tipo 2 podem ser evitados através da alteração dos hábitos alimentares, do aumento de atividade física e do abandono do tabagismo.
O leitor do DIÁRIO DE CARATINGA, Walter de Paula, entrevistou a médica Lívia Sara Henrique Vasconcelos, que falou sobre essas doenças, suas causas e sintomas.
Dra. Lívia, o que é doença crônica?
Para quem ainda não sabe, é considerada doença crônica a doença que não é resolvida, a qual necessita de tratamento e cuidado constante para amenizar os sintomas e efeitos das mesmas. As doenças crônicas não colocam nenhum risco à vida do indivíduo em um prazo curto, sendo que em longo prazo não são emergenciais. Porém, este tipo de doença pode ser sério ao extremo, como por exemplo, alguns tipos de câncer que podem levar o indivíduo a óbito. No entanto, as doenças crônicas podem diminuir a qualidade de vida das pessoas, como já dito, não colocando em risco a sua vida, mas sim incômodos resultantes dos sintomas causados pelas doenças, colocando em risco a sua saúde física, e em últimos casos, síndromes dolorosas.
Desta forma, as doenças crônicas são as que contam com uma evolução prolongada e permanente, onde as quais atualmente não contam com cura. Este tipo de doença atua de forma negativa na saúde do indivíduo, mas seus efeitos podem ser controlados, melhorando assim a qualidade de vida do mesmo.
Quais são as doenças crônicas consideradas mais comuns?
São várias, mas as que mais atendemos em nossos consultórios são hipertensão, obesidade, diabetes, artrites, doenças respiratórias, fibromialgia e podemos destacar também o tabagismo.
Comente sobre cada uma dessas doenças, suas causas, riscos e formas de tratamento.
Hipertensão
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que afeta os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins. Por ser uma doença silenciosa, ou seja, apresenta alguns sintomas somente quando a pressão está bastante elevada, muitas vezes pode passar desapercebida até uma complicação maior, com o comprometimento de um dos órgãos acima citados.
Apesar de ser uma doença que em 90% das vezes é herdada dos pais, ela apresenta outros fatores desencadeantes, como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, consumo exagerado de sal e colesterol alto.
Seus sintomas (dores no peito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e perda de sangue nasal) podem ser percebidos somente quando a pressão já está bem elevada.
A hipertensão é uma doença que não tem cura, somente controle através de tratamento e acompanhamento médico. A melhor forma de evitá-la é através da prevenção.
Sua prevenção se dá através de um estilo de vida saudável, com a prática diária de atividade física, manter um bom hábito alimentar, evitar alimentos gordurosos, manutenção do peso adequado, controle de diabetes, ingestão de pouca quantidade de sal, não fumar, não beber e procurar aproveitar os momentos de lazer.
Obesidade
A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.
No entanto, em certos casos, nomeadamente nos atletas, nos indivíduos com edemas e com ascite (hidropisia abdominal), o IMC não é fiável na medição da obesidade, pois não permite distinguir a causa do excesso de peso.
O tratamento médico para a obesidade passa pela combinação de dieta de baixas calorias, modificação comportamental, e aumento da atividade física. Quando com a modificação do estilo de vida não se consegue atingir os objetivos, é necessário o uso de fármacos anti-obesidade.
A perda de peso, mantida a longo prazo, é fundamental. São inúmeros os benefícios que acarreta para a saúde em geral e para a melhoria da qualidade de vida. Reduz, igualmente, a mortalidade e contribui inexoravelmente para a melhoria das doenças crônicas associadas. Pequenas perdas de peso (diminuição de cinco a dez por cento do peso inicial) melhoram o controlo glicêmico, reduzem a pressão arterial e os níveis de colesterol.
A perda de peso reduz o risco cardiovascular, pelos efeitos positivos na redução da tensão arterial e nos processos de hiper coagulação. Nesta melhoria tem grande influência o tipo de regime alimentar adotado (restrição do sal e gorduras saturadas), a atividade física e a abolição de hábitos de fumar.
A perda de peso intencional reduz a mortalidade nos obesos com doença cardiovascular associada.
Diabetes
A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos: pessoas com familiares diretos com diabetes; homens e mulheres obesos; homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue; mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez; crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença; doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); sede constante e intensa (polidipsia); fome constante e difícil de saciar (polifagia); fadiga; comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais; visão turva.
Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se: urinar muito, podendo voltar a urinar na cama; ter muita sede; emagrecer rapidamente; grande fadiga, associada a dores musculares intensas; comer muito sem nada aproveitar; dores de cabeça, náuseas e vômitos.
Para prevenir a diabetes, é preciso manter um controle rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos; vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros; bons hábitos alimentares; prática de exercício físico; não fumar.
Artrite
A artrite é um processo inflamatório que se manifesta nas articulações, tendo como conseqüência, alguns sinais e sintomas (inchaço nas articulações, rigidez, dor) decorrentes de lesões articulares.
A palavra artrite significa literalmente inflamação da articulação, mas freqüentemente é utilizada para se referir a um grupo de mais de 100 doenças reumáticas que podem causar dor, enrijecimento e edema das articulações. Estas doenças podem afetar não somente as articulações mas também outras partes do corpo, incluindo estruturas tão importantes como músculos, tendões, ossos, ligamentos e diversos órgãos internos.
A dor da artrite decorre de diferentes fatores, dentre eles: inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares, e fadiga. A combinação destes fatores contribui para a intensidade da dor.
A intensidade da dor na artrite varia grandemente de indivíduo para indivíduo. Cada pessoa possui um limiar diferente para a dor, o que depende de aspectos físicos e emocionais – depressão, ansiedade, e até mesmo hipersensibilidade nos locais afetados pela artrite.
Doenças respiratórias
As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Os fatores de risco são: o tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário, entre outros.
Pneumopatias
Grupo de doenças pulmonares, entre as quais se destacam a atelectasia, as doenças pulmonares intersticiais, neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertensão pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia, pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, síndroma do desconforto respiratório do recém-nascido.
Doenças nasais
Doenças do nariz em geral ou não especificadas. Exemplos de doenças nasais são as neoplasias nasais, doenças dos seios paranasais e a rinite. A epistaxe (derramamento de sangue pelas fossas nasais), a granuloma letal da linha média, a obstrução nasal, as deformidades adquiridas nasais, a rinoscleroma (infecção) e os pólipos nasais (tumores) integram-se também nas doenças nasais.
Infecções respiratórias
Infecções do trato respiratório superior. Resultam dessas infecções as seguintes doenças: empiema pleural, complexo da doença respiratória bovina, bronquite, laringite, legionelose (doença do Legionário), pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, pleurisia, pneumonia, rinite, sinusite, tonsilite, tuberculose pleural, tuberculose pulmonar, coqueluche, resfriado comum, influenza, abcesso pulmonar, faringite, rinoscleroma, síndrome respiratória agudo grave, traqueíte (inflamação da traqueia) e tuberculose laríngea.
As doenças respiratórias são diagnosticadas pela observação clínica, através de técnicas e meios complementares de diagnóstico, entre os quais: testes da função respiratória, testes de sons respiratórios, broncografia, broncoscopia, laringoscopia, radiografia pulmonar de massa, depuração mucociliar, testes de provocação nasal, rinomanometria e rinometria acústica.
Cada doença tem sintomas específicos, que só o médico pode avaliar. Contudo, a tosse, a rouquidão, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, pingo no nariz, dificuldade em respirar quando não está a fazer esforço (a subir escadas, a andar, a fazer exercício), dispneia, entre outros, são sintomas de doença respiratória.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada). Nós, médicos, chamamos a fibromialgia de uma síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.
Não existe ainda uma causa única conhecida para a fibromialgia, mas já temos algumas pistas porque as pessoas têm esta síndrome. Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia.
É importante ressaltar que a fibromialgia afeta mais mulheres do que homens, e que o tratamento se divide em quatro pontos principais:
1- exercícios: este é o ponto mais importante do tratamento.
2- tratamento do sono: o objetivo é melhorar a qualidade do sono, não sua quantidade.
3- tratamento de dor: embora não exista um analgésico que tire toda dor em um paciente com FM, este é um item importante no tratamento.
4- controle da ansiedade/ depressão: não se deve perder tempo pensando se as manifestações de alterações do humor, desânimo e tristeza são a causa ou a conseqüência da fibromialgia.
Tabagismo
Anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, estima-se que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoativa - a nicotina – presente na folha do tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.
O tabagismo não é fator de risco apenas para o próprio fumante, mas também para aqueles que, não sendo fumantes, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumantes portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumantes.
Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o tabagismo e: 90% dos casos de cancro do pulmão; cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe); cancro da bexiga, rim, colo do útero, esôfago, estômago e pâncreas; doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquêmica cardíaca (25 por cento); bronquite crônica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma; irritação ocular e das vias áreas superiores.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos. Só pra finalizar, o consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.
2011-03-21
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças crônicas de declaração não obrigatória, como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade e as doenças respiratórias, representam cerca de 59% do total de 57 milhões de mortes por ano e 46% do total de doenças. Afetam países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, como o Brasil.
A expansão das doenças crônicas reflete os processos de industrialização, urbanismo, desenvolvimento econômico e globalização alimentar, que acarretam: alteração das dietas alimentares; aumento dos hábitos sedentários; crescimento do consumo de tabaco; cerca de metade das mortes causadas por doenças crônicas está diretamente associada às doenças cardiovasculares.
Os ataques cardíacos e os infartos do miocárdio matam cerca de 12 milhões de pessoas por ano. A hipertensão e outras doenças cardíacas matam, por sua vez, 3,9 milhões de pessoas. Cerca de 75% das doenças cardiovasculares são atribuíveis a: colesterol elevado; tensão arterial elevada; dieta pobre em frutas e vegetais; sedentarismo e tabagismo.
Calcula-se que, em todo o mundo, existam 177 milhões de pessoas a sofrer de diabetes, sobretudo do tipo 2. Dois terços do total vivem nos países em vias de desenvolvimento. Milhões de adultos sofrem de excesso de peso, sendo pelo menos 300 milhões clinicamente obesos.
Já está comprovado que as intervenções comportamentais sustentadas são eficazes na redução dos fatores de risco para a população. Mais de 80% dos casos de ocorrência de doenças cardíacas coronárias e 90% dos casos de diabetes de tipo 2 podem ser evitados através da alteração dos hábitos alimentares, do aumento de atividade física e do abandono do tabagismo.
O leitor do DIÁRIO DE CARATINGA, Walter de Paula, entrevistou a médica Lívia Sara Henrique Vasconcelos, que falou sobre essas doenças, suas causas e sintomas.
Dra. Lívia, o que é doença crônica?
Para quem ainda não sabe, é considerada doença crônica a doença que não é resolvida, a qual necessita de tratamento e cuidado constante para amenizar os sintomas e efeitos das mesmas. As doenças crônicas não colocam nenhum risco à vida do indivíduo em um prazo curto, sendo que em longo prazo não são emergenciais. Porém, este tipo de doença pode ser sério ao extremo, como por exemplo, alguns tipos de câncer que podem levar o indivíduo a óbito. No entanto, as doenças crônicas podem diminuir a qualidade de vida das pessoas, como já dito, não colocando em risco a sua vida, mas sim incômodos resultantes dos sintomas causados pelas doenças, colocando em risco a sua saúde física, e em últimos casos, síndromes dolorosas.
Desta forma, as doenças crônicas são as que contam com uma evolução prolongada e permanente, onde as quais atualmente não contam com cura. Este tipo de doença atua de forma negativa na saúde do indivíduo, mas seus efeitos podem ser controlados, melhorando assim a qualidade de vida do mesmo.
Quais são as doenças crônicas consideradas mais comuns?
São várias, mas as que mais atendemos em nossos consultórios são hipertensão, obesidade, diabetes, artrites, doenças respiratórias, fibromialgia e podemos destacar também o tabagismo.
Comente sobre cada uma dessas doenças, suas causas, riscos e formas de tratamento.
Hipertensão
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que afeta os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins. Por ser uma doença silenciosa, ou seja, apresenta alguns sintomas somente quando a pressão está bastante elevada, muitas vezes pode passar desapercebida até uma complicação maior, com o comprometimento de um dos órgãos acima citados.
Apesar de ser uma doença que em 90% das vezes é herdada dos pais, ela apresenta outros fatores desencadeantes, como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, consumo exagerado de sal e colesterol alto.
Seus sintomas (dores no peito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e perda de sangue nasal) podem ser percebidos somente quando a pressão já está bem elevada.
A hipertensão é uma doença que não tem cura, somente controle através de tratamento e acompanhamento médico. A melhor forma de evitá-la é através da prevenção.
Sua prevenção se dá através de um estilo de vida saudável, com a prática diária de atividade física, manter um bom hábito alimentar, evitar alimentos gordurosos, manutenção do peso adequado, controle de diabetes, ingestão de pouca quantidade de sal, não fumar, não beber e procurar aproveitar os momentos de lazer.
Obesidade
A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.
No entanto, em certos casos, nomeadamente nos atletas, nos indivíduos com edemas e com ascite (hidropisia abdominal), o IMC não é fiável na medição da obesidade, pois não permite distinguir a causa do excesso de peso.
O tratamento médico para a obesidade passa pela combinação de dieta de baixas calorias, modificação comportamental, e aumento da atividade física. Quando com a modificação do estilo de vida não se consegue atingir os objetivos, é necessário o uso de fármacos anti-obesidade.
A perda de peso, mantida a longo prazo, é fundamental. São inúmeros os benefícios que acarreta para a saúde em geral e para a melhoria da qualidade de vida. Reduz, igualmente, a mortalidade e contribui inexoravelmente para a melhoria das doenças crônicas associadas. Pequenas perdas de peso (diminuição de cinco a dez por cento do peso inicial) melhoram o controlo glicêmico, reduzem a pressão arterial e os níveis de colesterol.
A perda de peso reduz o risco cardiovascular, pelos efeitos positivos na redução da tensão arterial e nos processos de hiper coagulação. Nesta melhoria tem grande influência o tipo de regime alimentar adotado (restrição do sal e gorduras saturadas), a atividade física e a abolição de hábitos de fumar.
A perda de peso intencional reduz a mortalidade nos obesos com doença cardiovascular associada.
Diabetes
A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos: pessoas com familiares diretos com diabetes; homens e mulheres obesos; homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue; mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez; crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença; doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); sede constante e intensa (polidipsia); fome constante e difícil de saciar (polifagia); fadiga; comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais; visão turva.
Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se: urinar muito, podendo voltar a urinar na cama; ter muita sede; emagrecer rapidamente; grande fadiga, associada a dores musculares intensas; comer muito sem nada aproveitar; dores de cabeça, náuseas e vômitos.
Para prevenir a diabetes, é preciso manter um controle rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos; vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros; bons hábitos alimentares; prática de exercício físico; não fumar.
Artrite
A artrite é um processo inflamatório que se manifesta nas articulações, tendo como conseqüência, alguns sinais e sintomas (inchaço nas articulações, rigidez, dor) decorrentes de lesões articulares.
A palavra artrite significa literalmente inflamação da articulação, mas freqüentemente é utilizada para se referir a um grupo de mais de 100 doenças reumáticas que podem causar dor, enrijecimento e edema das articulações. Estas doenças podem afetar não somente as articulações mas também outras partes do corpo, incluindo estruturas tão importantes como músculos, tendões, ossos, ligamentos e diversos órgãos internos.
A dor da artrite decorre de diferentes fatores, dentre eles: inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares, e fadiga. A combinação destes fatores contribui para a intensidade da dor.
A intensidade da dor na artrite varia grandemente de indivíduo para indivíduo. Cada pessoa possui um limiar diferente para a dor, o que depende de aspectos físicos e emocionais – depressão, ansiedade, e até mesmo hipersensibilidade nos locais afetados pela artrite.
Doenças respiratórias
As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Os fatores de risco são: o tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário, entre outros.
Pneumopatias
Grupo de doenças pulmonares, entre as quais se destacam a atelectasia, as doenças pulmonares intersticiais, neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertensão pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia, pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, síndroma do desconforto respiratório do recém-nascido.
Doenças nasais
Doenças do nariz em geral ou não especificadas. Exemplos de doenças nasais são as neoplasias nasais, doenças dos seios paranasais e a rinite. A epistaxe (derramamento de sangue pelas fossas nasais), a granuloma letal da linha média, a obstrução nasal, as deformidades adquiridas nasais, a rinoscleroma (infecção) e os pólipos nasais (tumores) integram-se também nas doenças nasais.
Infecções respiratórias
Infecções do trato respiratório superior. Resultam dessas infecções as seguintes doenças: empiema pleural, complexo da doença respiratória bovina, bronquite, laringite, legionelose (doença do Legionário), pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, pleurisia, pneumonia, rinite, sinusite, tonsilite, tuberculose pleural, tuberculose pulmonar, coqueluche, resfriado comum, influenza, abcesso pulmonar, faringite, rinoscleroma, síndrome respiratória agudo grave, traqueíte (inflamação da traqueia) e tuberculose laríngea.
As doenças respiratórias são diagnosticadas pela observação clínica, através de técnicas e meios complementares de diagnóstico, entre os quais: testes da função respiratória, testes de sons respiratórios, broncografia, broncoscopia, laringoscopia, radiografia pulmonar de massa, depuração mucociliar, testes de provocação nasal, rinomanometria e rinometria acústica.
Cada doença tem sintomas específicos, que só o médico pode avaliar. Contudo, a tosse, a rouquidão, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, pingo no nariz, dificuldade em respirar quando não está a fazer esforço (a subir escadas, a andar, a fazer exercício), dispneia, entre outros, são sintomas de doença respiratória.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada). Nós, médicos, chamamos a fibromialgia de uma síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.
Não existe ainda uma causa única conhecida para a fibromialgia, mas já temos algumas pistas porque as pessoas têm esta síndrome. Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia.
É importante ressaltar que a fibromialgia afeta mais mulheres do que homens, e que o tratamento se divide em quatro pontos principais:
1- exercícios: este é o ponto mais importante do tratamento.
2- tratamento do sono: o objetivo é melhorar a qualidade do sono, não sua quantidade.
3- tratamento de dor: embora não exista um analgésico que tire toda dor em um paciente com FM, este é um item importante no tratamento.
4- controle da ansiedade/ depressão: não se deve perder tempo pensando se as manifestações de alterações do humor, desânimo e tristeza são a causa ou a conseqüência da fibromialgia.
Tabagismo
Anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, estima-se que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoativa - a nicotina – presente na folha do tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.
O tabagismo não é fator de risco apenas para o próprio fumante, mas também para aqueles que, não sendo fumantes, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumantes portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumantes.
Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o tabagismo e: 90% dos casos de cancro do pulmão; cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe); cancro da bexiga, rim, colo do útero, esôfago, estômago e pâncreas; doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquêmica cardíaca (25 por cento); bronquite crônica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma; irritação ocular e das vias áreas superiores.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos. Só pra finalizar, o consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.
INCENTIVO à CULTURA
2011-03-21
Fundo Municipal viabiliza
produção e realização de projetos
*Walter Vicente de Paula
O Fundo de Cultura oferece incentivo, financiando e apoiando projetos culturais que, apesar de importantes, teriam dificuldades para obter patrocínios.
O incentivo foi criado para apoiar projetos como produção e realização de apresentações de música e dança, teatral e circense, exposição de fotografia e vídeo, criação literária e publicação de livros, revistas e catálogos de arte, exposição de artes e artesanato, espetáculos folclóricos e preservação do patrimônio histórico e cultural.
Em Caratinga, há duas leis criadas para apoiar a cultura e o esporte no município: a de Incentivo à Cultura (Lei 3.105/2009) e o Fundo Municipal de Cultura (Lei 3.101/2009). A primeira, possibilita a empresários e prestadores de serviços, patrocinarem eventos culturais na cidade e receberem como beneficio desconto de 50% no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além de terem suas marcas divulgadas.
Mas, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Juarez Gomes de Sá, essa lei de incentivo nunca foi usada em Caratinga. Segundo ele, ou falta interesse dos empresários em apoiar esse tipo de evento, ou os organizadores não estão conseguindo passar para os empresários a importância do apoio deles e os benefícios que receberiam.
Já o Fundo Municipal de Cultura recebeu, no ano passado, 29 projetos, sendo 17 aprovados e financiados pela prefeitura. Para este ano, novos projetos serão escolhidos; a novidade é que além dos projetos de culturais, serão escolhidos também projetos na área de esporte.
De acordo com o secretário, a administração municipal disponibilizou R$ 100 mil para projetos de cultura e esporte. “Serão aprovados 20 projetos para a cultura, no valor de R$ 5 mil cada, e 14 na área de esporte, com recursos de R$ 7 mil cada”, explica Juarez. A avaliação dos projetos apresentados será feita por uma comissão técnica, formada pelo Conselho Municipal de Cultura, conforme determina o artigo 4 da lei municipal 3.101/2009.
Os interessados em participar do edital do Fundo Municipal de Cultura devem se apressar, pois o prazo de entrega dos projetos termina no dia 31 de março. Para participar, os interessados devem acessar o site da prefeitura www.caratinga.mg.gov.br, ir no ícone downloads, baixar o formulário, preencher e entregar na Secretaria de Cultura, na Praça da Estação, em cinco cópias, inclusive os anexos, assinadas pelo proponente, em envelope único, com identificação do projeto e do proponente.
É importante ressaltar que, visando maior transparência, algumas pessoas não podem participar do edital. São elas: membros da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) e do Conselho Municipal de Cultura, aquelas que possuem cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Caratinga, inadimplentes com a Fazenda Pública Municipal, beneficiados pelo Fundo Municipal de Cultura em 2010 que não prestaram contas ou tiveram suas contas rejeitadas em virtude de apresentarem irregularidades insanáveis.
Juarez destacou ainda outros trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura. “A cultura em Caratinga está a todo vapor; temos o Concurso de Literatura Infantil Marilene Godinho e também o Concurso de Poesias Cidade das Palmeiras, que inclusive está com edital aberto até 29 de abril”. Segundo o secretário, esses concursos visam valorizar os escritores de Caratinga.
Na valorização da cultura popular, a prefeitura de Caratinga tem dado total apoio à Congada, Capoeira, Folia de Reis, Caboclinho e Orquestra de Viola Caipira.
Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Juarez Gomes de Sá, destaca projetos de incentivo à cultura no município
2011-03-21
Fundo Municipal viabiliza
produção e realização de projetos
*Walter Vicente de Paula
O Fundo de Cultura oferece incentivo, financiando e apoiando projetos culturais que, apesar de importantes, teriam dificuldades para obter patrocínios.
O incentivo foi criado para apoiar projetos como produção e realização de apresentações de música e dança, teatral e circense, exposição de fotografia e vídeo, criação literária e publicação de livros, revistas e catálogos de arte, exposição de artes e artesanato, espetáculos folclóricos e preservação do patrimônio histórico e cultural.
Em Caratinga, há duas leis criadas para apoiar a cultura e o esporte no município: a de Incentivo à Cultura (Lei 3.105/2009) e o Fundo Municipal de Cultura (Lei 3.101/2009). A primeira, possibilita a empresários e prestadores de serviços, patrocinarem eventos culturais na cidade e receberem como beneficio desconto de 50% no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além de terem suas marcas divulgadas.
Mas, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Juarez Gomes de Sá, essa lei de incentivo nunca foi usada em Caratinga. Segundo ele, ou falta interesse dos empresários em apoiar esse tipo de evento, ou os organizadores não estão conseguindo passar para os empresários a importância do apoio deles e os benefícios que receberiam.
Já o Fundo Municipal de Cultura recebeu, no ano passado, 29 projetos, sendo 17 aprovados e financiados pela prefeitura. Para este ano, novos projetos serão escolhidos; a novidade é que além dos projetos de culturais, serão escolhidos também projetos na área de esporte.
De acordo com o secretário, a administração municipal disponibilizou R$ 100 mil para projetos de cultura e esporte. “Serão aprovados 20 projetos para a cultura, no valor de R$ 5 mil cada, e 14 na área de esporte, com recursos de R$ 7 mil cada”, explica Juarez. A avaliação dos projetos apresentados será feita por uma comissão técnica, formada pelo Conselho Municipal de Cultura, conforme determina o artigo 4 da lei municipal 3.101/2009.
Os interessados em participar do edital do Fundo Municipal de Cultura devem se apressar, pois o prazo de entrega dos projetos termina no dia 31 de março. Para participar, os interessados devem acessar o site da prefeitura www.caratinga.mg.gov.br, ir no ícone downloads, baixar o formulário, preencher e entregar na Secretaria de Cultura, na Praça da Estação, em cinco cópias, inclusive os anexos, assinadas pelo proponente, em envelope único, com identificação do projeto e do proponente.
É importante ressaltar que, visando maior transparência, algumas pessoas não podem participar do edital. São elas: membros da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) e do Conselho Municipal de Cultura, aquelas que possuem cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Caratinga, inadimplentes com a Fazenda Pública Municipal, beneficiados pelo Fundo Municipal de Cultura em 2010 que não prestaram contas ou tiveram suas contas rejeitadas em virtude de apresentarem irregularidades insanáveis.
Juarez destacou ainda outros trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura. “A cultura em Caratinga está a todo vapor; temos o Concurso de Literatura Infantil Marilene Godinho e também o Concurso de Poesias Cidade das Palmeiras, que inclusive está com edital aberto até 29 de abril”. Segundo o secretário, esses concursos visam valorizar os escritores de Caratinga.
Na valorização da cultura popular, a prefeitura de Caratinga tem dado total apoio à Congada, Capoeira, Folia de Reis, Caboclinho e Orquestra de Viola Caipira.
Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Juarez Gomes de Sá, destaca projetos de incentivo à cultura no município
Por Walter de Paula
UBAPORANGA - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF chega à sua 47ª edição.
Este ano, a campanha fala sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; lema “A Criação Geme em Dores de parto” (Rm 8,22).
Não há como não se dar conta que a campanha está ligada à do ano passado; ora o fator econômico não está relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe em nível global para onde iríamos?
Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de, como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Em cada catástrofe - terremotos ou inundações - sentimos o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo; este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação, podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança. Sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo: este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que levem ao bem comum.
Na tarde da ultima sexta feira (25) religiosos, autoridades e representantes da sociedade de Ubaporanga, se reuniram para discutir esse tema e encontrar soluções para o bem estar do município.
O padre José Paulo, responsável pela paróquia de Ubaporanga, destacou que essa não é uma campanha só da igreja, mas que precisa ser adotada por toda a comunidade pela importância e urgência da causa. “Precisamos urgentemente mobilizar toda a comunidade para essa realidade. É de extrema importância que nos envolvamos todos em prol dessa causa”, disse o pároco.
Várias autoridades participaram do encontro, entre elas o prefeito de Ubaporanga Gilmar Assis Rodrigues, chefe de gabinete Hélio Hibner, secretários da administração municipal, Educação Magna Medina Pinheiro, Obras João Batista de Oliveira, Agricultura Onir Gomes Moreira, além dos vereadores Vicente da Silva Medina (presidente da Câmara) e Cesarino Bernardo (Daim), e representantes dos jovens católicos, e padres José Paulo e José Carlos.
Muitos foram os assuntos abordados no encontro, mas o principal mesmo, o lixo, ganhou destaque. O prefeito Gilmar disse sobre sua preocupação com a questão do lixo: “Estamos trabalhando forte para que nosso lixo tenha um destino melhor. Já encaminhamos um projeto ao Ministério para a implantação de uma usina de reciclagem e a prefeitura está disposta a fazer o possível para melhorar a vida do nosso povo”.
Varias propostas foram apresentadas sobre o que fazer de imediato para começar pelo menos o trabalho de conscientização da população. O secretario de Obras parabenizou a igreja católica pela iniciativa da campanha. “O tema é ótimo pelo momento, quando o mundo está falando no aquecimento global, mas, de imediato, precisamos, urgentemente, de começar o trabalho de conscientização para que as pessoas entendam que esse não pode ser responsabilidade só da Igreja ou da Prefeitura, mas, de todos”.
Segundo os representantes do grupo de jovens, já está agendado um trabalho especial dos jovens de conscientização da população, (10 de abril) onde eles estarão visitando de casa em casa falando da campanha.
O padre José Paulo destacou também que um dos pontos principais da campanha é alertar as pessoas para a produção excessiva de lixos. “Estamos produzindo muito lixo. Precisamos alertar e convencer as pessoas que uma das formas de contribuir com a melhoria do planeta é reduzirmos a produção de lixo”.
No entanto, é necessário dizer que a questão é envolta de polêmicas. A causa desse desequilíbrio climático é discutida pelos pesquisadores e basicamente existem dois grupos. Há os que entendem que o aquecimento global é oriundo de processos da própria natureza e os que afirmam que o planeta está apresentando aquecimento devido às grandes quantidades de emissões de gases que provocam o efeito estufa, que se intensificarem a partir do momento da industrialização de muitos países, ou como alguns preferem, é resultante de causas antrópicas. A solução deste impasse nos meios especializados não parece ser fácil, e nem pretendemos resolvê-lo. Mas uma coisa é certa: que mudanças climáticas estão em curso e que já alteramos substancialmente o planeta. E, considerando que o clima da Terra é resultante, em parte, da interação dos seres que o habitam, torna-se difícil negar que alterações, como as derrubadas de florestas, modificações nas águas marinhas e na atmosfera, que recebeu uma carga imensa de gases de efeitos estufa, não contribuam para mudanças climáticas que verificamos.
E a considerar a gravidade da situação e de suas consequências, basta citar que a ONU já fala na existência de 50 milhões de “migrantes do clima”; não podemos deixar de agir em prol de melhores condições para o nosso planeta. Sobretudo, porque, o aquecimento global e as mudanças climáticas exigirão mais sacrifícios dos mais pobres e menos protegidos. Cruzar os braços diante de tal desafio significa irresponsabilidade tamanha para com as gerações futuras, pois ainda podemos fazer algo em prol da vida do planeta.
UBAPORANGA - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF chega à sua 47ª edição.
Este ano, a campanha fala sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; lema “A Criação Geme em Dores de parto” (Rm 8,22).
Não há como não se dar conta que a campanha está ligada à do ano passado; ora o fator econômico não está relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe em nível global para onde iríamos?
Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de, como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Em cada catástrofe - terremotos ou inundações - sentimos o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo; este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação, podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança. Sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo: este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que levem ao bem comum.
Na tarde da ultima sexta feira (25) religiosos, autoridades e representantes da sociedade de Ubaporanga, se reuniram para discutir esse tema e encontrar soluções para o bem estar do município.
O padre José Paulo, responsável pela paróquia de Ubaporanga, destacou que essa não é uma campanha só da igreja, mas que precisa ser adotada por toda a comunidade pela importância e urgência da causa. “Precisamos urgentemente mobilizar toda a comunidade para essa realidade. É de extrema importância que nos envolvamos todos em prol dessa causa”, disse o pároco.
Várias autoridades participaram do encontro, entre elas o prefeito de Ubaporanga Gilmar Assis Rodrigues, chefe de gabinete Hélio Hibner, secretários da administração municipal, Educação Magna Medina Pinheiro, Obras João Batista de Oliveira, Agricultura Onir Gomes Moreira, além dos vereadores Vicente da Silva Medina (presidente da Câmara) e Cesarino Bernardo (Daim), e representantes dos jovens católicos, e padres José Paulo e José Carlos.
Muitos foram os assuntos abordados no encontro, mas o principal mesmo, o lixo, ganhou destaque. O prefeito Gilmar disse sobre sua preocupação com a questão do lixo: “Estamos trabalhando forte para que nosso lixo tenha um destino melhor. Já encaminhamos um projeto ao Ministério para a implantação de uma usina de reciclagem e a prefeitura está disposta a fazer o possível para melhorar a vida do nosso povo”.
Varias propostas foram apresentadas sobre o que fazer de imediato para começar pelo menos o trabalho de conscientização da população. O secretario de Obras parabenizou a igreja católica pela iniciativa da campanha. “O tema é ótimo pelo momento, quando o mundo está falando no aquecimento global, mas, de imediato, precisamos, urgentemente, de começar o trabalho de conscientização para que as pessoas entendam que esse não pode ser responsabilidade só da Igreja ou da Prefeitura, mas, de todos”.
Segundo os representantes do grupo de jovens, já está agendado um trabalho especial dos jovens de conscientização da população, (10 de abril) onde eles estarão visitando de casa em casa falando da campanha.
O padre José Paulo destacou também que um dos pontos principais da campanha é alertar as pessoas para a produção excessiva de lixos. “Estamos produzindo muito lixo. Precisamos alertar e convencer as pessoas que uma das formas de contribuir com a melhoria do planeta é reduzirmos a produção de lixo”.
No entanto, é necessário dizer que a questão é envolta de polêmicas. A causa desse desequilíbrio climático é discutida pelos pesquisadores e basicamente existem dois grupos. Há os que entendem que o aquecimento global é oriundo de processos da própria natureza e os que afirmam que o planeta está apresentando aquecimento devido às grandes quantidades de emissões de gases que provocam o efeito estufa, que se intensificarem a partir do momento da industrialização de muitos países, ou como alguns preferem, é resultante de causas antrópicas. A solução deste impasse nos meios especializados não parece ser fácil, e nem pretendemos resolvê-lo. Mas uma coisa é certa: que mudanças climáticas estão em curso e que já alteramos substancialmente o planeta. E, considerando que o clima da Terra é resultante, em parte, da interação dos seres que o habitam, torna-se difícil negar que alterações, como as derrubadas de florestas, modificações nas águas marinhas e na atmosfera, que recebeu uma carga imensa de gases de efeitos estufa, não contribuam para mudanças climáticas que verificamos.
E a considerar a gravidade da situação e de suas consequências, basta citar que a ONU já fala na existência de 50 milhões de “migrantes do clima”; não podemos deixar de agir em prol de melhores condições para o nosso planeta. Sobretudo, porque, o aquecimento global e as mudanças climáticas exigirão mais sacrifícios dos mais pobres e menos protegidos. Cruzar os braços diante de tal desafio significa irresponsabilidade tamanha para com as gerações futuras, pois ainda podemos fazer algo em prol da vida do planeta.
Assinar:
Postagens (Atom)