segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MAIS DE 300 FAMíLIAS BENEFICIADAS PELO PAA




UBAPORANGA – A prefeitura de Ubaporanga, através da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Córrego dos Messias e Adjacências (CDCMA). O programa beneficia mais de 300 famílias carentes, além de entidades beneficentes e escolas do município.
Semanalmente são entregues às famílias carentes de Ubaporanga legumes, verduras, frutas e feijão, em parceria que tem trazido muitos resultados positivos. Além de beneficiar as famílias, que recebem os alimentos, beneficia também os produtores da região, que fornecem os alimentos para o CDCMA e repassa à prefeitura, que faz a distribuição.
O conselho é o responsável pelo pagamento dos produtores, com isso todos saem ganhando: os produtores que vendem seus produtos, o conselho que foi formado para atender a comunidade, e o município, que pode atender as famílias carentes cadastradas no programa.
O prefeito Gilmar Assis sempre que pode faz pessoalmente as entregas dos alimentos: “É gratificante pra gente poder ajudar essas famílias, e ver no rosto deles a alegria e gratidão por estarem recebendo esses alimentos, e isso pra mim não tem dinheiro que pague”, disse o prefeito, quando entregava o sacolão de alimentos para as pessoas.
Centenas de pessoas vão todas as segundas-feiras no galpão da Secretaria de Obras para receberem os produtos. O secretário de Agricultura, Onyr Gomes Moreira ressalta que só são beneficiados com o programa aqueles que estão cadastrados.“Com isso nós conseguimos atender a todos e manter a ordem na hora de entregar”. O secretário disse ainda que neste mês de fevereiro a Secretaria de Agricultura conseguiu o termo aditivo para o Conselho, o que significa que o projeto terá pelo menos mais 12 meses de duração. “A gente fica muito feliz em firmar parcerias como essas, que trazem benefícios pra tanta gente, e agora com a certeza de que teremos pelo menos mais um ano fornecendo alimentos de qualidade para as famílias carentes do nosso município”, completou.
Esses alimentos ajudam e muito essas famílias. Segundo a dona de casa Maria da Penha, 56, os produtos chegam sempre em boa hora. “Lá em casa esses alimentos são sempre bem vindos, eu não tenho condições de comprar sempre legumes e verduras, e com esse fornecimento todos os dias tenho na minha mesa verduras e legumes. Que Deus continue abençoando o prefeito Gilmar e sua equipe e que esse sacolão nunca acabe”, disse emocionada, a dona de casa.

UBAPORANGA é BENEFICIADA POR EMENDA PARLAMENTAR


UBAPORANGA - O ano começou bem em Ubaporanga. Logo em janeiro, o prefeito Gilmar de Assis apresentou para a população uma pá carregadeira para os serviços de obras públicas no município. O recurso para a compra da máquina veio através de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Silveira, hoje licenciado para assumir a Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana no Governo Estadual. O município também recebeu uma ambulância e um veículo para atendimento na secretaria de saúde, graças à solicitação do deputado ao governo do estado.

Uma grande carreata pelas ruas da cidade comandada pelo prefeito Gilmar Assis e todo secretariado marcou a chegada da máquina e dos veículos. “Esse foi mais um compromisso cumprido do deputado Alexandre Silveira com a população de Ubaporanga. A pá carregadeira marca uma nova etapa em nossa cidade, já que nunca havíamos recebido um trator desse porte. Herdamos máquinas obsoletas e em péssimas condições”, disse o prefeito. Gilmar também acrescentou que a máquina chegou em boa hora. “Nesse período de chuva teremos mais agilidade para atender às demandas por ocasião de temporais, principalmente na desobstrução de ruas na zona rural de Ubaporanga”.

O secretário de Gestão Metropolitana de Minas, Alexandre Silveira, afirmou que pretende continuar atuando em prol dos municípios do Leste mineiro. “Nós conhecemos a fundo a necessidade das cidades que fazem parte do colar metropolitano do Vale do Aço e do Leste de Minas. Quando fomos procurados pelo prefeito Gilmar, buscamos atender prontamente essa solicitação. Agora como secretário de Estado, estamos mais próximos para fazer a ponte entre o Governo Estadual e as necessidades dos municípios do Leste mineiro”, afirma Silveira.

ZONA RURAL DE UBAPORANGA RECEBE PONTES E CALçAMENTO DE RUAS




UBAPORANGA - Durante muitos anos, os moradores de São José do Batatal e da Barra do Batatal, zona rural de Ubaporanga, vinham sofrendo com a dificuldade de transitar nas localidades, principalmente no período de chuvas. Pontos de alagamentos impossibilitavam o trânsito de veículos e causavam prejuízos aos produtores rurais. De acordo com o prefeito Gilmar Rodrigues, está sendo feito um trabalho para resolver definitivamente o problema na região. Segundo o secretário de Obras, João Batista de Oliveira, o “João Trinta”, os problemas são graves e não é possível apenas amenizar, precisa resolver. Diante dessa situação, máquinas e caminhões estão trabalhando todos os dias, inclusive aos domingos, para que ninguém tenha prejuízo e se libere a estrada o mais rápido. Outro local que também está ganhando atenção especial é o Córrego da Barra do Batatal, com o calçamento da Serra do Zé Doca. “Esse é um sonho antigo dos moradores e produtores da região; o calçamento vai facilitar, e muito, o escoamento dos produtos produzidos aqui”, disse o secretário de Obras. Outras melhorias serão feitas na zona rural ainda nesse primeiro semestre.

UBAPORANGA NA FOLIA


Em Ubaporanga, milhares de pessoas encheram as ruas da cidade para celebrar e pular o carnaval. O evento, que teve realização da prefeitura, proporcionou aos moradores e visitantes muita diversão. Um dos atrativos foi o desfile dos blocos de rua, que pelo segundo ano abriu a festividade com muita farra dos foliões.
De acordo com a secretária de Educação do município, Magna Medina, responsável pela organização da festa, a cidade precisava desse momento para a juventude. “Estamos muito felizes com o resultado, fizemos ano passado e deu certo, esse ano graças a Deus, não tivemos nenhum tipo de problema e podemos afirmar que foi melhor que ano passado, pela experiência já adquirida”. Magna também destacou o trabalho dos organizadores dos blocos, que se empenharam, fizeram abadás e abrilhantaram o carnaval em Ubaporanga.
Além do desfile dos blocos de rua, a festa contou com shows de axé, pagode, sertanejo e com apresentação de DJ; e nem a chuva, que caiu nos três dias, desanimou os foliões.
O prefeito de Ubaporanga, Gilmar Assis, disse estar satisfeito com o resultado da festividade. “Todos brincaram, se divertiram, e o mais importante, não tivemos nenhum incidente, graças a Deus. O nosso povo está de parabéns, que veio em massa prestigiar e participar, e foi o responsável direto pelo sucesso da festividade, só tenho a agradecer a todos que trabalharam na organização, aos comerciantes e à Polícia Militar, que deram total apoio, à rapaziada dos blocos, que ficaram bonitos demais; enfim, à toda população de Ubaporanga e os visitantes que nos ajudaram a fazer uma festa bonita”.

UBAPORANGA GANHA VIATURA POLICIAL


UBAPORANGA - Na última sexta-feira, o comandante da Polícia Militar, major Wanderson Santiago, entregou ao destacamento de Ubaporanga mais uma viatura operacional.
A cerimônia de entrega contou com a presença de várias autoridades, como o tenente Gomes, sargento Sabino, comandante do destacamento em Ubaporanga, o chefe de gabinete da prefeitura, Hélio Carlos Hibner, o secretário de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, os integrantes do Juizado da Infância e Juventude, José Soares da Cruz e Antônio de Souza Rodrigues, representantes da diretoria do Conselho de Segurança Pública (Consep), André Luiz Silveira da Cruz (Presidente), Geralda Maria (vice-presidente), Nilciley Dornelas Ferreira e Neném do Táxi (secretários), Marcelo Viana (tesoureiro), e vários representantes da comunidade.
O major Santiago falou da importância do interesse da população de Ubaporanga na instalação do Consep. “A gente fica satisfeita em ver o empenho da população em nos ajudar a melhorar a segurança pública, e o resultado dessa parceria entre comunidade e PM com certeza trará ótimos frutos para Ubaporanga”.
O oficial destacou também que esta outra viatura era um compromisso que ele mesmo havia assumido com a comunidade e o Consep local. “Sabemos das dificuldades encontradas pelo sargento Sabino para patrulhar e atender todo o município, Ubaporanga é muito grande, (e a viatura) não é o suficiente para resolver, mas já melhora e muito o trabalho dos nossos policiais na sede e zona rural do município”.
O sargento Sabino agradeceu ao major pela viatura e à comunidade pela parceria na construção da unidade policial em Ubaporanga, já que todo material usado na construção está sendo doado pela comunidade e a prefeitura se encarregou da mão de obra. O sargento pediu que a comunidade continue ajudando com as doações, pois ainda falta muito para o término da construção.
Com mais este veiculo a cidade contará agora com dois automóveis para atender as ocorrências.

PROJETO “MINHA CASA, MINHA VIDA” , DO GOVERNO FEDERAL, CHEGA A UBAPORANGA





UBAPORANGA - O prefeito Gilmar Assis Rodrigues recebeu na tarde de quinta-feira dezenas de moradores da zona rural que foram contemplados com o projeto do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”. Ao todo são 40 casas que serão construídas na zona rural do município financiadas pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o gerente geral da agência de Inhapim, Selim Antônio de Salles Oliveira, Ubaporanga é a primeira cidade do leste de Minas a receber o beneficio. “A cidade está de parabéns, todos os envolvidos nesse projeto que não mediram esforços para alcançar o objetivo, e hoje estamos aqui colhendo frutos desse trabalho como a primeira cidade da região a ser contemplada com o beneficio”, disse Selim.
Selim diz ainda que o programa poderá ser ampliado, o que vai depender de novos projetos e a documentação indispensável.
A assistente social Andréia Aparecida Chaves Dutra, responsável pelo projeto, destacou o trabalho e a paciência de todos os envolvidos desde o início. “Só temos a agradecer a todos pelo carinho com que trataram essa causa e a paciência, principalmente comigo, quando ficava ligando nos finais de semana para resolver assuntos do projeto; está aí a nossa recompensa”, disse Andréia.
A cerimônia contou ainda com a presença de várias autoridades do município que foram prestigiar e acompanhar as assinaturas do contrato, como os secretários de Obras, João Batista de Oliveira (João 30), de Educação, Magna Medina Pinheiro, de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, de Administração, Virginia Helena Rezende e de Saúde, Gleydson Delfino Ferreira.
Participaram também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilo, o vereador Nelson Carioca e o vice-prefeito de Ubaporanga, José Guimarães Moreira. O vereador Nelson Carioca, que juntamente com a assistente social Andréia, foi o idealizador do projeto falou da alegria em ver o povo sendo atendido. “Lutamos muito por essa conquista, muitos acharam que era só fogo de palha, mas graças a Deus conseguimos finalizar e hoje estamos aqui para dar a essas famílias o direito de terem suas casas. Não é o total que gostaríamos, mas podem ter certeza que vamos continuar lutando e muitas outras virão em breve”, afirmou o vereador. Todas as pessoas contempladas atenderam rigorosamente as exigências nas documentações.
Com o projeto “Minha Casa, Minha Vida” os contemplados pagarão um valor simbólico de 4% do valor da casa, divididos em quatro anos, 1% ao ano.
O prefeito de Ubaporanga Gilmar Assis Rodrigues cumprimentou a equipe que trabalhou para a realização do projeto. “Todos estão de parabéns, quem ganha não é o prefeito e sim essas 40 famílias que receberam suas casas”. Gilmar destacou o empenho do vereador Nelson Carioca e da assistente social Andréia em interceder pelo projeto e também ao engenheiro civil responsável, Johne Xavier, ao secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Ony Gomes Moreira e a todos que de forma direta ou indireta, trabalharam para desenvolver esse projeto.

LEGISLATIVO DE UBAPORANGA CONCEDE TíTULO DE CIDADANIA HONORáRIA


No dia do trabalhador a Câmara de Vereadores, em sessão solene homenageou várias pessoas por serviços prestados à comunidade. Entre os homenageados com o título de cidadão honorário, o deputado federal Alexandre Silveira, representado pelo ex-prefeito de Caratinga, Ernani Campos Porto, o presidente da Assembleia, deputado estadual Dinis Pinheiro, representado pelo assessor de gabinete Auro Leonardo Fonseca, a presidente do Ipsemg, Jomara Alves da Silva, o representante da Polícia Civil Enoque Ribeiro de Almeida, o representante da Polícia Militar, sargento Sabino.
A cerimônia que teve uma grande participação da população teve a presença do prefeito de Ubaporanga Gilmar de Assis Rodrigues, e do vice-prefeito José Guimarães Moreira (Zizim Lucas).
Vários profissionais de diversas áreas receberam Moção de Aplausos pelo serviço e dedicação na prestação de serviços à população, como professores, diretores de escolas, motoristas, agentes de saúde, empresários e prestadores de serviços.
Entre as homenagens duas chamaram a atenção: à senhora Odete Siqueira de Rezende, que realiza trabalhos sociais em Ubaporanga com famílias carentes, há muitos aos. O prefeito Gilmar comentou sobre a homenagem. “É mais que merecida a homenagem a quem dedicou toda sua vida a ajudar as pessoas desta comunidade. A Câmara está de parabéns por prestar-lhe esta homenagem”.
Outro que também teve destaque na homenagem foi o advogado Jaime de Queiroz Rezende, dono de um dos principais escritórios de advocacia no estado situado no Vale do Aço. O vereador Nelson Ramos de Souza (Nelson Carioca) lembrou momentos da vida do advogado Jqiminho, em Ubaporanga, onde viveu sua infância e juventude, foi professor, recebendo, inclusive, homenagem de alguns dos seus primeiros alunos, a primeira turma do ginásio que ele ajudou a construir.
O vereador destacou também a importância de todas as pessoas que receberam homenagens, que fizeram e ainda fazem muito pela população de Ubaporanga, “É a forma da Câmara de Vereadores dizer a todos eles o quanto foram e são importantes para o desenvolvimento de nosso município. Só estamos aqui hoje por que eles lutaram muito para que Ubaporanga fosse cada dia melhor”.
O ex-prefeito de Caratinga, Ernani Campos Porto disse da emoção de participar de momentos como aqueles, afirmando: “o que vi e ouvi aqui vou levar comigo por toda a minha vida”.

CAPACITAçãO PARA PRODUçãO LEITEIRA DE QUALIDADE



2011-06-08

A Secretaria de Agricultura de Ubaporanga, realizou em parceria com o Senar/MG um curso de vaqueiro com objetivo de qualificar o trabalhador para produção de leite com qualidade.
De acordo com o secretário, Ony Gomes Moreira, há preocupação da administração municipal em preparar esses trabalhadores para um mercado cada dia mais exigente quanto à qualidade dos produtos. “Aqui eles aprenderam a fazer uma higienização correta na produção do leite, aplicação de medicamentos, controle do gado, mochação e aplicação de brincos” comenta.
O curso teve duração de 40 horas em cinco dias e contou com vários vaqueiros de todo município que participaram com aulas teóricas e praticas. O medico veterinário, Jairo Pereira Rezende Júnior, do Senar, foi o responsável por ministrar o curso e segundo ele, os trabalhadores só têm a ganhar. “Com certeza a produção de leite desses vaqueiros terá qualidade bem superior, se eles colocarem em prática no dia a dia o que eles aprenderam”.
O curso foi dado na propriedade do produtor rural Flausino Hildo de Freitas, no córrego Santo Antônio (Bigode), zona rural de Ubaporanga.
Os vaqueiros participantes do curso se mostraram satisfeitos com o aprendizado. ”O que aprendemos aqui sem dúvida será de grande proveito tanto para nós quanto para o nosso trabalho que ganhará qualidade e será diferenciado de outros; só temos a agradecer a prefeitura, a secretaria de agricultura e ao Senar, por nos proporcionar esse momento”, afirma um dos participantes, Fernando da Silva Cintra.










BATATALENSE AUSENTE FOI SUCESSO


UBAPORANGA - A festa do batatalense ausente 2011 reuniu milhares de pessoas nos dias 22 e 23, no distrito de São José do Batatal. Mesmo com o frio, segundo a organização do evento cerca de 6 mil pessoas estiveram na festa nos dois dias.
O encontro foi aberto na quarta-feira, com show da dupla Relber e Alan, que levou o publico ao delírio tocando os seus maiores sucessos e com uma super produção de palco.
De acordo com Silvanir (Vaninho), responsável pelo evento, esse era um sonho da comunidade: fazer uma festa desse porte. “E isso foi possível graças à participação da comunidade e da prefeitura que nos deu muito apoio nessa festa”, comenta.
Na quinta-feira, houve o concurso das garotas forró e batatalense e dois shows, com Jan Souza e banda e Paulo Sérgio e Mateuzito.
O prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis Rodrigues prestigiou o encontro e cumprimentou os organizadores, “pela ousadia e determinação em trazer shows dessa grandeza para São José; a gente fica feliz em poder ajudar na realização e ver no rosto das pessoas a alegria”.
É importante ressaltar que a Polícia Militar informou não haver registro de nenhuma ocorrência durante a festa, como comenta o sargento Sabino, responsável pelo destacamento local. “Trouxemos reforço policial para garantir a segurança de todos, os que estão se divertindo e os que estão trabalhando, devido a preocupação de muitos com a fama da região, mas graças a Deus todos se divertiram nesses dois dias de festa e não tivemos nem um incidente, parabéns aos organizadores do evento”, elogia o policial.

FIM DE SEMANA DE MUITA FESTA







Milhares de pessoas estiveram em ubaporanga nesse fim de semana comemorando o 11ª encontro do ubaporanguense ausente. O evento teve inicio na quinta feira com um show gospel onde vários conjuntos de diferentes igrejas evangélicas da região se apresentaram e logo depois o show com a banda COMUNIDADE EVANGELICA DE NILOPOLIS. De acordo com a organização da festa o “FEST GOSPEL”, como foi chamado o evento, foi organizado pelas igrejas evangélicas de Ubaporanga com total apoio da prefeitura. A sexta-feira, começou com a super final do "1º Campeonato Regional de Futsal de Ubaporanga", Um grande jogo entre o time Lokomotiv e Rastafari, ambos de ubaporanga que terminou em uma bela vitória deste último. O time do Rastafari já tem história em Ubaporanga e com esta conquista se consagrou Deca-Campeão. Ainda na sexta-feira o show da noite foi com Jhonny e Max que animou o bom público que esteve presente. No sábado a noite da foi marcada pelo tradicional concurso da "Garota Ubaporanguense ". E em seguida, aconteceu o show com a banda "Mania de Toalha". No domingo,.aconteceu mais uma vez a Corrida Rústica de Ubaporanga, que contou com a participação de um bom número de corredores de nossa cidade. Os corredores, divididos em três categorias (Adulto masculino, Adulto feminino, e Infantil) realizaram uma bela prova, percorrendo um percurso de cerca de 3 Km. O momento de pódio e da premiação dos vencedores foi especial pois evidenciou um belo exemplo de família. Foi a total hegemonia da família Moura, de Ubaporanga, que venceu em todas as categorias, conquistando 1º, 2º e 3º lugar na categoria Adulto masculino, 1º lugar na categoria Adulto feminino, e 1º lugar na categoria Infantil. A corrida teve a coordenação de ALCEBIDE PAIVA (Bide). A noite na cerimônia de encerramento o prefeito GILMAR DE ASSIS RODRIGUES acompanhado da primeira dama VALERIA REZENDE OLIVEIRA RODRIGUES e o vice-prefeito ZIZIM LUCAS e esposa, receberam no palco varias autoridades da cidade e região, como o prefeito de santa Rita de minas HELIO DORNELAS, o prefeito de vargem alegre MARIO, o vereador presidente da camara de inhapim JEAN, vereadora de inhapim LORENA, delegado da policia civil FERNANDO e o secretario de gestão publica do estado ALEXANDE SILVEIRA, estiveram na cerimônia de encerramento da festa também os vereadores de ubaporanga NELSON CARIOCA, TIÃO DA FAZENDA E BRAZ MERCES, além dos secretários municipais de governo. O show da noite ficou por conta da dupla Gian & Giovani que iniciou um belo show, cantando seus maiores sucessos,enfim, foi definitivamente uma das melhores festas realizadas em Ubaporanga e que ficará para a história do município. O prefeito GILMAR destacou a satisfação de poder trazer para a cidade um show desse porte. “É bom podermos proporcionar momentos como esses para o nosso povo, a gente fica satisfeito em ver na expressão das pessoas a alegria, esperamos ter condições de muito em breve vermos shows assim no nosso município”. Declarou o chefe do execultivo. Gilmar aproveitou para agradecer a presença de todos e o empenho da sua equipe de trabalho para a realização da festa. O secretario de gestão publica do estado ALEXANDRE SILVEIRA agradeceu o carinho do povo de ubaporanga e aproveitou para parabenizar a administração municipal pelo belo trabalho que vem desempenhando. “A administração esta de parabéns, o que temos ouvido sobre ubaporanga é muito bom, obras, saúde eficiente, educação, esporte, cultura, turismo, lazer para a população, alem dos trabalhos sociais e as parcerias com agricultores do municipio isso nos enche de alegria”.

Texto e fotos : WALTER DE PAULA

FOLIA DE REIS EM UBAPORANGA


A prefeitura de Ubaporanga, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, tem feito importante trabalho de incentivo e desenvolvimento cultural através do apoio á preservação das tradições e riquezas culturais presentes no município.
Um exemplo deste trabalho envolve o Grupo São Domingos de Gusmão.
Popularmente conhecido como Folia de Reis de Ubaporanga, que representa a Folia de Reis, Folia de São Sebastião e Folia do Divino Espírito Santo, o grupo folclórico já completou seus dez anos de existência, porém, em Ubaporanga, a presença de grupos como este vem de longa data e há registros de apresentações de Folia de Reis ainda nas décadas de 40 e 50.
“É essencial dar apoio, valorizar e preservar o patrimônio cultural de nossa terra. Grupos de Folia de Reis são característicos de nossa região e precisamos aprender a apreciar o que há de bom por aqui, o que está mais próximo de nós e que tem relação com nossa história” diz a secretária de Educação, Magna da Silva Medina Pinheiro.
E no próximo dia 22 de agosto acontecerá uma apresentação do Grupo São Domingos de Gusmão no calçadão da Rua Miguel de Castro, centro de Caratinga. Nesta data comemora-se o dia nacional do folclore e a prefeitura de Caratinga estará realizando o 3º Festival do Folclore de Caratinga.




UBAPORANGA REALIZA SUA CONFERêNCIA DE ASSISTêNCIA SOCIAL


A prefeitura de Ubaporanga, através da Secretaria de Ação Social realizou na semana passada, a 4ª Conferencia Municipal de Assistência Social com o tema: “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e valorizar seus trabalhadores”.
Várias pessoas participaram da conferência, como secretários de governo conselheiros tutelares, assistentes sociais e agentes de saúde.
Na solenidade de abertura a banda de música formada por alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) executaram o hino nacional brasileiro e a professora Raquel, com os alunos do Projovem fez apresentação musical.
O secretário municipal de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, falou da importância do evento. “Precisamos unir os poderes administrativos do município e sociedade, para termos maior desenvolvimento da nossa comunidade e a conferência tem como objetivo esclarecer assuntos sociais e discutir temas para melhor desempenho das tarefas”.
A palestrante foi a assistente social Vânia Lúcia Costa, especialista em gestão social e políticas públicas, graduada em violência doméstica, saúde pública e administração hospitalar e docência em ensino superior.