terça-feira, 5 de abril de 2011

BENEFíCIOS DA ATIVIDADE FíSICA NA VIDA DIáRIA
2011-03-21
*Walter Vicente de Paula

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.
A atividade física é aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

O que é atividade física?

"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.
Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

Coloque sua vida no ritmo certo!

Benefícios da atividade física

Na aparência:
Melhora seu visual
Melhora sua postura
Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus
Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura

No trabalho:
Aumenta a produtividade
Menor propensão às doenças
Melhor índice de freqüência no trabalho
Combate o estresse e a indisposição
Melhora sua capacidade para esforços físicos

No dia a dia:
Maior disposição para as tarefas cotidianas
O coração trabalha de forma mais segura e eficiente
Aumenta seu fôlego
Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
Melhora sua auto-estima
Você se alimenta e dorme melhor
Vive melhor e com mais qualidade

Na saúde:
Aumenta a qualidade e a expectativa de vida; Melhora seu sistema imunológico
Previne e reduz os efeitos de doenças como:
Cardiopatias
Estresse
Obesidade
Osteoporose
Hipertensão arterial
Deficiências respiratórias
Problemas circulatórios
Diabetes
As alterações das taxas de colesterol (lipídicas)
DOENçAS CRôNICAS: COMO IDENTIFICAR, PREVENIR E TRATAR
2011-03-21
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças crônicas de declaração não obrigatória, como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade e as doenças respiratórias, representam cerca de 59% do total de 57 milhões de mortes por ano e 46% do total de doenças. Afetam países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, como o Brasil.
A expansão das doenças crônicas reflete os processos de industrialização, urbanismo, desenvolvimento econômico e globalização alimentar, que acarretam: alteração das dietas alimentares; aumento dos hábitos sedentários; crescimento do consumo de tabaco; cerca de metade das mortes causadas por doenças crônicas está diretamente associada às doenças cardiovasculares.
Os ataques cardíacos e os infartos do miocárdio matam cerca de 12 milhões de pessoas por ano. A hipertensão e outras doenças cardíacas matam, por sua vez, 3,9 milhões de pessoas. Cerca de 75% das doenças cardiovasculares são atribuíveis a: colesterol elevado; tensão arterial elevada; dieta pobre em frutas e vegetais; sedentarismo e tabagismo.
Calcula-se que, em todo o mundo, existam 177 milhões de pessoas a sofrer de diabetes, sobretudo do tipo 2. Dois terços do total vivem nos países em vias de desenvolvimento. Milhões de adultos sofrem de excesso de peso, sendo pelo menos 300 milhões clinicamente obesos.
Já está comprovado que as intervenções comportamentais sustentadas são eficazes na redução dos fatores de risco para a população. Mais de 80% dos casos de ocorrência de doenças cardíacas coronárias e 90% dos casos de diabetes de tipo 2 podem ser evitados através da alteração dos hábitos alimentares, do aumento de atividade física e do abandono do tabagismo.
O leitor do DIÁRIO DE CARATINGA, Walter de Paula, entrevistou a médica Lívia Sara Henrique Vasconcelos, que falou sobre essas doenças, suas causas e sintomas.

Dra. Lívia, o que é doença crônica?
Para quem ainda não sabe, é considerada doença crônica a doença que não é resolvida, a qual necessita de tratamento e cuidado constante para amenizar os sintomas e efeitos das mesmas. As doenças crônicas não colocam nenhum risco à vida do indivíduo em um prazo curto, sendo que em longo prazo não são emergenciais. Porém, este tipo de doença pode ser sério ao extremo, como por exemplo, alguns tipos de câncer que podem levar o indivíduo a óbito. No entanto, as doenças crônicas podem diminuir a qualidade de vida das pessoas, como já dito, não colocando em risco a sua vida, mas sim incômodos resultantes dos sintomas causados pelas doenças, colocando em risco a sua saúde física, e em últimos casos, síndromes dolorosas.
Desta forma, as doenças crônicas são as que contam com uma evolução prolongada e permanente, onde as quais atualmente não contam com cura. Este tipo de doença atua de forma negativa na saúde do indivíduo, mas seus efeitos podem ser controlados, melhorando assim a qualidade de vida do mesmo.

Quais são as doenças crônicas consideradas mais comuns?
São várias, mas as que mais atendemos em nossos consultórios são hipertensão, obesidade, diabetes, artrites, doenças respiratórias, fibromialgia e podemos destacar também o tabagismo.

Comente sobre cada uma dessas doenças, suas causas, riscos e formas de tratamento.
Hipertensão
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que afeta os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins. Por ser uma doença silenciosa, ou seja, apresenta alguns sintomas somente quando a pressão está bastante elevada, muitas vezes pode passar desapercebida até uma complicação maior, com o comprometimento de um dos órgãos acima citados.
Apesar de ser uma doença que em 90% das vezes é herdada dos pais, ela apresenta outros fatores desencadeantes, como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, consumo exagerado de sal e colesterol alto.
Seus sintomas (dores no peito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e perda de sangue nasal) podem ser percebidos somente quando a pressão já está bem elevada.
A hipertensão é uma doença que não tem cura, somente controle através de tratamento e acompanhamento médico. A melhor forma de evitá-la é através da prevenção.
Sua prevenção se dá através de um estilo de vida saudável, com a prática diária de atividade física, manter um bom hábito alimentar, evitar alimentos gordurosos, manutenção do peso adequado, controle de diabetes, ingestão de pouca quantidade de sal, não fumar, não beber e procurar aproveitar os momentos de lazer.
Obesidade
A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.
No entanto, em certos casos, nomeadamente nos atletas, nos indivíduos com edemas e com ascite (hidropisia abdominal), o IMC não é fiável na medição da obesidade, pois não permite distinguir a causa do excesso de peso.
O tratamento médico para a obesidade passa pela combinação de dieta de baixas calorias, modificação comportamental, e aumento da atividade física. Quando com a modificação do estilo de vida não se consegue atingir os objetivos, é necessário o uso de fármacos anti-obesidade.
A perda de peso, mantida a longo prazo, é fundamental. São inúmeros os benefícios que acarreta para a saúde em geral e para a melhoria da qualidade de vida. Reduz, igualmente, a mortalidade e contribui inexoravelmente para a melhoria das doenças crônicas associadas. Pequenas perdas de peso (diminuição de cinco a dez por cento do peso inicial) melhoram o controlo glicêmico, reduzem a pressão arterial e os níveis de colesterol.
A perda de peso reduz o risco cardiovascular, pelos efeitos positivos na redução da tensão arterial e nos processos de hiper coagulação. Nesta melhoria tem grande influência o tipo de regime alimentar adotado (restrição do sal e gorduras saturadas), a atividade física e a abolição de hábitos de fumar.
A perda de peso intencional reduz a mortalidade nos obesos com doença cardiovascular associada.

Diabetes
A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos: pessoas com familiares diretos com diabetes; homens e mulheres obesos; homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue; mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez; crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença; doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); sede constante e intensa (polidipsia); fome constante e difícil de saciar (polifagia); fadiga; comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais; visão turva.
Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se: urinar muito, podendo voltar a urinar na cama; ter muita sede; emagrecer rapidamente; grande fadiga, associada a dores musculares intensas; comer muito sem nada aproveitar; dores de cabeça, náuseas e vômitos.
Para prevenir a diabetes, é preciso manter um controle rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos; vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros; bons hábitos alimentares; prática de exercício físico; não fumar.

Artrite
A artrite é um processo inflamatório que se manifesta nas articulações, tendo como conseqüência, alguns sinais e sintomas (inchaço nas articulações, rigidez, dor) decorrentes de lesões articulares.
A palavra artrite significa literalmente inflamação da articulação, mas freqüentemente é utilizada para se referir a um grupo de mais de 100 doenças reumáticas que podem causar dor, enrijecimento e edema das articulações. Estas doenças podem afetar não somente as articulações mas também outras partes do corpo, incluindo estruturas tão importantes como músculos, tendões, ossos, ligamentos e diversos órgãos internos.
A dor da artrite decorre de diferentes fatores, dentre eles: inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares, e fadiga. A combinação destes fatores contribui para a intensidade da dor.
A intensidade da dor na artrite varia grandemente de indivíduo para indivíduo. Cada pessoa possui um limiar diferente para a dor, o que depende de aspectos físicos e emocionais – depressão, ansiedade, e até mesmo hipersensibilidade nos locais afetados pela artrite.

Doenças respiratórias
As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Os fatores de risco são: o tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário, entre outros.

Pneumopatias
Grupo de doenças pulmonares, entre as quais se destacam a atelectasia, as doenças pulmonares intersticiais, neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertensão pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia, pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, síndroma do desconforto respiratório do recém-nascido.

Doenças nasais
Doenças do nariz em geral ou não especificadas. Exemplos de doenças nasais são as neoplasias nasais, doenças dos seios paranasais e a rinite. A epistaxe (derramamento de sangue pelas fossas nasais), a granuloma letal da linha média, a obstrução nasal, as deformidades adquiridas nasais, a rinoscleroma (infecção) e os pólipos nasais (tumores) integram-se também nas doenças nasais.

Infecções respiratórias
Infecções do trato respiratório superior. Resultam dessas infecções as seguintes doenças: empiema pleural, complexo da doença respiratória bovina, bronquite, laringite, legionelose (doença do Legionário), pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, pleurisia, pneumonia, rinite, sinusite, tonsilite, tuberculose pleural, tuberculose pulmonar, coqueluche, resfriado comum, influenza, abcesso pulmonar, faringite, rinoscleroma, síndrome respiratória agudo grave, traqueíte (inflamação da traqueia) e tuberculose laríngea.
As doenças respiratórias são diagnosticadas pela observação clínica, através de técnicas e meios complementares de diagnóstico, entre os quais: testes da função respiratória, testes de sons respiratórios, broncografia, broncoscopia, laringoscopia, radiografia pulmonar de massa, depuração mucociliar, testes de provocação nasal, rinomanometria e rinometria acústica.
Cada doença tem sintomas específicos, que só o médico pode avaliar. Contudo, a tosse, a rouquidão, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, pingo no nariz, dificuldade em respirar quando não está a fazer esforço (a subir escadas, a andar, a fazer exercício), dispneia, entre outros, são sintomas de doença respiratória.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada). Nós, médicos, chamamos a fibromialgia de uma síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.
Não existe ainda uma causa única conhecida para a fibromialgia, mas já temos algumas pistas porque as pessoas têm esta síndrome. Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia.
É importante ressaltar que a fibromialgia afeta mais mulheres do que homens, e que o tratamento se divide em quatro pontos principais:
1- exercícios: este é o ponto mais importante do tratamento.
2- tratamento do sono: o objetivo é melhorar a qualidade do sono, não sua quantidade.
3- tratamento de dor: embora não exista um analgésico que tire toda dor em um paciente com FM, este é um item importante no tratamento.
4- controle da ansiedade/ depressão: não se deve perder tempo pensando se as manifestações de alterações do humor, desânimo e tristeza são a causa ou a conseqüência da fibromialgia.

Tabagismo
Anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, estima-se que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoativa - a nicotina – presente na folha do tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.
O tabagismo não é fator de risco apenas para o próprio fumante, mas também para aqueles que, não sendo fumantes, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumantes portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumantes.
Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o tabagismo e: 90% dos casos de cancro do pulmão; cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe); cancro da bexiga, rim, colo do útero, esôfago, estômago e pâncreas; doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquêmica cardíaca (25 por cento); bronquite crônica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma; irritação ocular e das vias áreas superiores.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos. Só pra finalizar, o consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.
INCENTIVO à CULTURA
2011-03-21
Fundo Municipal viabiliza
produção e realização de projetos

*Walter Vicente de Paula

O Fundo de Cultura oferece incentivo, financiando e apoiando projetos culturais que, apesar de importantes, teriam dificuldades para obter patrocínios.
O incentivo foi criado para apoiar projetos como produção e realização de apresentações de música e dança, teatral e circense, exposição de fotografia e vídeo, criação literária e publicação de livros, revistas e catálogos de arte, exposição de artes e artesanato, espetáculos folclóricos e preservação do patrimônio histórico e cultural.
Em Caratinga, há duas leis criadas para apoiar a cultura e o esporte no município: a de Incentivo à Cultura (Lei 3.105/2009) e o Fundo Municipal de Cultura (Lei 3.101/2009). A primeira, possibilita a empresários e prestadores de serviços, patrocinarem eventos culturais na cidade e receberem como beneficio desconto de 50% no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além de terem suas marcas divulgadas.
Mas, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Juarez Gomes de Sá, essa lei de incentivo nunca foi usada em Caratinga. Segundo ele, ou falta interesse dos empresários em apoiar esse tipo de evento, ou os organizadores não estão conseguindo passar para os empresários a importância do apoio deles e os benefícios que receberiam.
Já o Fundo Municipal de Cultura recebeu, no ano passado, 29 projetos, sendo 17 aprovados e financiados pela prefeitura. Para este ano, novos projetos serão escolhidos; a novidade é que além dos projetos de culturais, serão escolhidos também projetos na área de esporte.
De acordo com o secretário, a administração municipal disponibilizou R$ 100 mil para projetos de cultura e esporte. “Serão aprovados 20 projetos para a cultura, no valor de R$ 5 mil cada, e 14 na área de esporte, com recursos de R$ 7 mil cada”, explica Juarez. A avaliação dos projetos apresentados será feita por uma comissão técnica, formada pelo Conselho Municipal de Cultura, conforme determina o artigo 4 da lei municipal 3.101/2009.
Os interessados em participar do edital do Fundo Municipal de Cultura devem se apressar, pois o prazo de entrega dos projetos termina no dia 31 de março. Para participar, os interessados devem acessar o site da prefeitura www.caratinga.mg.gov.br, ir no ícone downloads, baixar o formulário, preencher e entregar na Secretaria de Cultura, na Praça da Estação, em cinco cópias, inclusive os anexos, assinadas pelo proponente, em envelope único, com identificação do projeto e do proponente.
É importante ressaltar que, visando maior transparência, algumas pessoas não podem participar do edital. São elas: membros da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) e do Conselho Municipal de Cultura, aquelas que possuem cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Caratinga, inadimplentes com a Fazenda Pública Municipal, beneficiados pelo Fundo Municipal de Cultura em 2010 que não prestaram contas ou tiveram suas contas rejeitadas em virtude de apresentarem irregularidades insanáveis.
Juarez destacou ainda outros trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura. “A cultura em Caratinga está a todo vapor; temos o Concurso de Literatura Infantil Marilene Godinho e também o Concurso de Poesias Cidade das Palmeiras, que inclusive está com edital aberto até 29 de abril”. Segundo o secretário, esses concursos visam valorizar os escritores de Caratinga.
Na valorização da cultura popular, a prefeitura de Caratinga tem dado total apoio à Congada, Capoeira, Folia de Reis, Caboclinho e Orquestra de Viola Caipira.
Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Juarez Gomes de Sá, destaca projetos de incentivo à cultura no município
Por Walter de Paula
UBAPORANGA - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF chega à sua 47ª edição.
Este ano, a campanha fala sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; lema “A Criação Geme em Dores de parto” (Rm 8,22).
Não há como não se dar conta que a campanha está ligada à do ano passado; ora o fator econômico não está relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe em nível global para onde iríamos?
Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de, como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Em cada catástrofe - terremotos ou inundações - sentimos o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo; este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação, podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança. Sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo: este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que levem ao bem comum.
Na tarde da ultima sexta feira (25) religiosos, autoridades e representantes da sociedade de Ubaporanga, se reuniram para discutir esse tema e encontrar soluções para o bem estar do município.
O padre José Paulo, responsável pela paróquia de Ubaporanga, destacou que essa não é uma campanha só da igreja, mas que precisa ser adotada por toda a comunidade pela importância e urgência da causa. “Precisamos urgentemente mobilizar toda a comunidade para essa realidade. É de extrema importância que nos envolvamos todos em prol dessa causa”, disse o pároco.
Várias autoridades participaram do encontro, entre elas o prefeito de Ubaporanga Gilmar Assis Rodrigues, chefe de gabinete Hélio Hibner, secretários da administração municipal, Educação Magna Medina Pinheiro, Obras João Batista de Oliveira, Agricultura Onir Gomes Moreira, além dos vereadores Vicente da Silva Medina (presidente da Câmara) e Cesarino Bernardo (Daim), e representantes dos jovens católicos, e padres José Paulo e José Carlos.
Muitos foram os assuntos abordados no encontro, mas o principal mesmo, o lixo, ganhou destaque. O prefeito Gilmar disse sobre sua preocupação com a questão do lixo: “Estamos trabalhando forte para que nosso lixo tenha um destino melhor. Já encaminhamos um projeto ao Ministério para a implantação de uma usina de reciclagem e a prefeitura está disposta a fazer o possível para melhorar a vida do nosso povo”.
Varias propostas foram apresentadas sobre o que fazer de imediato para começar pelo menos o trabalho de conscientização da população. O secretario de Obras parabenizou a igreja católica pela iniciativa da campanha. “O tema é ótimo pelo momento, quando o mundo está falando no aquecimento global, mas, de imediato, precisamos, urgentemente, de começar o trabalho de conscientização para que as pessoas entendam que esse não pode ser responsabilidade só da Igreja ou da Prefeitura, mas, de todos”.
Segundo os representantes do grupo de jovens, já está agendado um trabalho especial dos jovens de conscientização da população, (10 de abril) onde eles estarão visitando de casa em casa falando da campanha.
O padre José Paulo destacou também que um dos pontos principais da campanha é alertar as pessoas para a produção excessiva de lixos. “Estamos produzindo muito lixo. Precisamos alertar e convencer as pessoas que uma das formas de contribuir com a melhoria do planeta é reduzirmos a produção de lixo”.
No entanto, é necessário dizer que a questão é envolta de polêmicas. A causa desse desequilíbrio climático é discutida pelos pesquisadores e basicamente existem dois grupos. Há os que entendem que o aquecimento global é oriundo de processos da própria natureza e os que afirmam que o planeta está apresentando aquecimento devido às grandes quantidades de emissões de gases que provocam o efeito estufa, que se intensificarem a partir do momento da industrialização de muitos países, ou como alguns preferem, é resultante de causas antrópicas. A solução deste impasse nos meios especializados não parece ser fácil, e nem pretendemos resolvê-lo. Mas uma coisa é certa: que mudanças climáticas estão em curso e que já alteramos substancialmente o planeta. E, considerando que o clima da Terra é resultante, em parte, da interação dos seres que o habitam, torna-se difícil negar que alterações, como as derrubadas de florestas, modificações nas águas marinhas e na atmosfera, que recebeu uma carga imensa de gases de efeitos estufa, não contribuam para mudanças climáticas que verificamos.
E a considerar a gravidade da situação e de suas consequências, basta citar que a ONU já fala na existência de 50 milhões de “migrantes do clima”; não podemos deixar de agir em prol de melhores condições para o nosso planeta. Sobretudo, porque, o aquecimento global e as mudanças climáticas exigirão mais sacrifícios dos mais pobres e menos protegidos. Cruzar os braços diante de tal desafio significa irresponsabilidade tamanha para com as gerações futuras, pois ainda podemos fazer algo em prol da vida do planeta.
MAIS DE 300 FAMíLIAS BENEFICIADAS PELO PAA
2011-02-25
UBAPORANGA – A prefeitura de Ubaporanga, através da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Córrego dos Messias e Adjacências (CDCMA). O programa beneficia mais de 300 famílias carentes, além de entidades beneficentes e escolas do município.
Semanalmente são entregues às famílias carentes de Ubaporanga legumes, verduras, frutas e feijão, em parceria que tem trazido muitos resultados positivos. Além de beneficiar as famílias, que recebem os alimentos, beneficia também os produtores da região, que fornecem os alimentos para o CDCMA e repassa à prefeitura, que faz a distribuição.
O conselho é o responsável pelo pagamento dos produtores, com isso todos saem ganhando: os produtores que vendem seus produtos, o conselho que foi formado para atender a comunidade, e o município, que pode atender as famílias carentes cadastradas no programa.
O prefeito Gilmar Assis sempre que pode faz pessoalmente as entregas dos alimentos: “É gratificante pra gente poder ajudar essas famílias, e ver no rosto deles a alegria e gratidão por estarem recebendo esses alimentos, e isso pra mim não tem dinheiro que pague”, disse o prefeito, quando entregava o sacolão de alimentos para as pessoas.
Centenas de pessoas vão todas as segundas-feiras no galpão da Secretaria de Obras para receberem os produtos. O secretário de Agricultura, Onyr Gomes Moreira ressalta que só são beneficiados com o programa aqueles que estão cadastrados.“Com isso nós conseguimos atender a todos e manter a ordem na hora de entregar”. O secretário disse ainda que neste mês de fevereiro a Secretaria de Agricultura conseguiu o termo aditivo para o Conselho, o que significa que o projeto terá pelo menos mais 12 meses de duração. “A gente fica muito feliz em firmar parcerias como essas, que trazem benefícios pra tanta gente, e agora com a certeza de que teremos pelo menos mais um ano fornecendo alimentos de qualidade para as famílias carentes do nosso município”, completou.
Esses alimentos ajudam e muito essas famílias. Segundo a dona de casa Maria da Penha, 56, os produtos chegam sempre em boa hora. “Lá em casa esses alimentos são sempre bem vindos, eu não tenho condições de comprar sempre legumes e verduras, e com esse fornecimento todos os dias tenho na minha mesa verduras e legumes. Que Deus continue abençoando o prefeito Gilmar e sua equipe e que esse sacolão nunca acabe”, disse emocionada, a dona de casa.
A SECRETARIA DE AGRICULTURA EM PARCERIA COM A EMATER-MG, PROMOVEU NO DIA 25 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA, CURSO SOBRE POMAR DOMESTICO. MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIAR DO CORREGO SANTO ANTONIO (córrego do bigode) PARTICIPARAM DO CURSO. ONDE NA OCASIÃO FOI ENSINADO SOBRE PLANTIO DE BANANA, LARANJA, LIMÃO E ENCHERTOS,COM OS RECURSOS DOS REMEDIOS DE PLANTAÇÕES USADOS CORRETAMENTE. O EVENTO ACONTECEU NA RESIDENCIA DO Sr. ERCILIO GOMES MOREIRA, ONDE OS PARTICIPANTES TIVERAM UM CURSO DE TEORIA E PRATICA. O ENGENHEIRO AGRONOMO JÃO BOSCO TEIXEIRA VALENTE (extencionista agropecuário) REPRESENTANTE DA EMATER-MG EM UBAPORANGA, FOI QUEM DEU O CURSO, AUXILIADO PELA NUTRICIONISTA MARIA FERNANDA RODRIGUES MIRANDA (extencionista de bem estar social) REPRESENTANTE DA EMATER-MG EM IMBÉ DE MINAS, QUE DEU UMA PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL. QUEM TAMBÉM ESTEVE PRESENTE FOI O SECRETARIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA ONY GOMES MOREIRA, QUE DESTACOU A IMPORTANCIA DE CURSOS COMO ESTES PARA O PRODUTOR. “eventos como esses fortalece muito a produção na região, pois aqui os produtores estão tendo um aprendizado de como utilizar corretamente os remédios necessários para uma boa colheita”. O SECRETARIO DISSE AINDA QUE VARIOS OUTROS CURSOS VIRÃO PARA AUXILIAR OS PRODUTORES.
PROJETO “MINHA CASA, MINHA VIDA” , DO GOVERNO FEDERAL, CHEGA A UBAPORANGA
2011-04-04
UBAPORANGA - O prefeito Gilmar Assis Rodrigues recebeu na tarde de quinta-feira dezenas de moradores da zona rural que foram contemplados com o projeto do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”. Ao todo são 40 casas que serão construídas na zona rural do município financiadas pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o gerente geral da agência de Inhapim, Selim Antônio de Salles Oliveira, Ubaporanga é a primeira cidade do leste de Minas a receber o beneficio. “A cidade está de parabéns, todos os envolvidos nesse projeto que não mediram esforços para alcançar o objetivo, e hoje estamos aqui colhendo frutos desse trabalho como a primeira cidade da região a ser contemplada com o beneficio”, disse Selim.
Selim diz ainda que o programa poderá ser ampliado, o que vai depender de novos projetos e a documentação indispensável.
A assistente social Andréia Aparecida Chaves Dutra, responsável pelo projeto, destacou o trabalho e a paciência de todos os envolvidos desde o início. “Só temos a agradecer a todos pelo carinho com que trataram essa causa e a paciência, principalmente comigo, quando ficava ligando nos finais de semana para resolver assuntos do projeto; está aí a nossa recompensa”, disse Andréia.
A cerimônia contou ainda com a presença de várias autoridades do município que foram prestigiar e acompanhar as assinaturas do contrato, como os secretários de Obras, João Batista de Oliveira (João 30), de Educação, Magna Medina Pinheiro, de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, de Administração, Virginia Helena Rezende e de Saúde, Gleydson Delfino Ferreira.
Participaram também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilo, o vereador Nelson Carioca e o vice-prefeito de Ubaporanga, José Guimarães Moreira. O vereador Nelson Carioca, que juntamente com a assistente social Andréia, foi o idealizador do projeto falou da alegria em ver o povo sendo atendido. “Lutamos muito por essa conquista, muitos acharam que era só fogo de palha, mas graças a Deus conseguimos finalizar e hoje estamos aqui para dar a essas famílias o direito de terem suas casas. Não é o total que gostaríamos, mas podem ter certeza que vamos continuar lutando e muitas outras virão em breve”, afirmou o vereador. Todas as pessoas contempladas atenderam rigorosamente as exigências nas documentações.
Com o projeto “Minha Casa, Minha Vida” os contemplados pagarão um valor simbólico de 4% do valor da casa, divididos em quatro anos, 1% ao ano.
O prefeito de Ubaporanga Gilmar Assis Rodrigues cumprimentou a equipe que trabalhou para a realização do projeto. “Todos estão de parabéns, quem ganha não é o prefeito e sim essas 40 famílias que receberam suas casas”. Gilmar destacou o empenho do vereador Nelson Carioca e da assistente social Andréia em interceder pelo projeto e também ao engenheiro civil responsável, Johne Xavier, ao secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Ony Gomes Moreira e a todos que de forma direta ou indireta, trabalharam para desenvolver esse projeto.